Cáceres, 24 de novembro de 2024 - 18:38

Alunos da Escola Eduardo Benevides Lindote participam de limpeza da praia do Daveron

 No último sábado (18), alunos da escola municipal Eduardo Benevides Lindote, situada no Bairro Jardim das Oliveiras, que é banhado pelo Rio Paraguai, participaram das atividades alusivas ao Dia Mundial da Limpeza.

[the_ad id=”3302″]

 De acordo com  a diretora da unidade escolar, professora Deliane Silva, os alunos por residirem em uma comunidade ribeirinha e que a grande parte das pessoas busca a subsistência na pesca ou na prestação de serviços voltadas ao Rio Paraguai, é muito importante eles participarem de projetos ambientais que preservem este manancial, como foi a limpeza da praia do Daveron e seu entorno. “ A educação é uma grande ferramenta de conscientização para a preservação do meio ambiente e inserir nossos alunos neste contexto está no nosso projeto político pedagógico”, explicou Deliane.

 Deliane informou  que apenas 15 alunos foram  na atividade por estarmos em meio a  uma pandemia, porém ressaltou, que todos os protocolos sanitários foram cumpridos. Acompanharam os estudantes a equipe gestora da unidade escolar e uma mãe de aluno.

Reprodução: Prefeitura de Cáceres.

 Para a aluna Isabela Hilana de Oliveira Santana, do  5º ano do ensino fundamental,  foi muito bom participar desta limpeza. Ela disse que é muito triste ver que as pessoas não respeitam o Rio Paraguai e suas praias. “Fazer a coleta do lixo é muito importante, pois é um momento de conscientizar as pessoas que não é certo poluir. Durante a limpeza nós tiramos plástico, garrafas pet e de vidro,  sacolas e muito lixo. As pessoas deveriam saber que este lixo vai para o rio e polui as águas.”, avaliou Isabela Hilana.

 Já a secretária municipal de Educação, Liamara Rodrigues Silva, ponderou que  envolver os alunos neste tipo de  ação, é fundamental para que eles sejam impactados  pela forma que as pessoas tem tratado o meio ambiente e se conscientizem sobre a necessidade de manter limpo nosso rio e seus afluentes. “Além de promover a conscientização da preservação, eles aprendem a importância dessas atividades e ainda passam a ser agentes de disseminação da cultura ecológica”, observou Liamara.

[the_ad id=”3302″]

 Para o secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Cáceres, Júlio César Parreira Duarte, a participação  e o engajamento deles em retirar tudo que estava poluindo a praia e margens do rio, foi fundamental para conscientizá-los. “quanto mais pessoas e principalmente crianças e adolescentes  estiverem  envolvidos em questões ambientais e em contato com a natureza,mais elas vão respeitar e cuidar desse tesouro imensurável”, finalizou parreira.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: