Cáceres, 6 de outubro de 2024 - 10:28

Comum no Pantanal, pacu é encontrado em lago na Irlanda

 A espécie de peixe pacu, muito comum na região do Pantanal, foi encontrada em um lago no interior da Irlanda, no último final de semana. A descoberta tem intrigado autoridades e cientistas locais. O peixe de 2 kg foi encontrado pelo empresário Steve Clinch, de 68 anos, que tem uma pousada na região.

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 Segundo Clinch, o peixe não foi pescado por ele, mas foi encontrado já sem vida às margens do Lago Garadice, que fica no interior da Irlanda, a 140 quilômetros da capital Dublin.

 Considerado pequeno, o lago tem cerca quatro quilômetros quadrados, mas chama a atenção pela bela paisagem. Ele também tem atividades de lazer como de pesca e passeios. No local, os peixes mais comuns são de pequeno e médio portes como as espécies Truta-marrom, Lúcio, Roquete e Perca.

 Os restos mortais do peixe foi encaminhado para o Inland Fisheries Ireland, instituto irlandês responsável pela proteção, gestão e conservação dos recursos de água doce e de pesca na Irlanda, órgão que vai fazer uma investigação sobre o caso.

 “Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido libertado de um tanque particular de peixes”, afirmou a assessoria de imprensa do instituto à BBC.

 O instituto destacou que apenas um exemplar morto de peixe Pacu foi encontrado no lago, e não uma população da espécie. Na Irlanda, a criação de peixes não nativos é regulamentada por leis e regulamentos específicos.

 Embora não haja uma proibição absoluta da criação de peixes não nativos, as autoridades irlandesas adotam medidas para controlar o cultivo de espécies consideradas exóticas, a fim de proteger os ecossistemas aquáticos e a biodiversidade local.

 O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) afirmou que, em pesquisa feita pela Coordenação de Comércio Exterior do órgão, não foram identificadas exportações de peixes nativos do Brasil para a Irlanda nos últimos 12 meses.

 Reprodução: Primeira Página

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: