A vereadora Mazéh Silva (PT), fez uma indicação ao Executivo Municipal e Secretaria Municipal de Educação, disponibilização de transporte escolar para alunos PCD (Pessoa com deficiência) com monitor/a para acompanhamento.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
“Esforços têm sido feitos pelas secretarias estaduais e municipais de educação no sentido de tornar os ambientes físicos escolares acessíveis, construindo rampas, elevadores, pisos e sinalização táteis, entre outros. A questão do transporte, contudo, nem sempre é contemplada por esses esforços. A consequência disso é que os estudantes, mesmo tendo um ambiente adequado nos prédios escolares, não conseguem transpor as distâncias entre suas próprias casas e as escolas.”, afirmou a vereadora.

“A interação dos alunos PCD com as pessoas que realizam seu transporte é essencial para construir uma boa relação entre eles e a escola. Por isso investir em formação para os motoristas e para os monitores que acompanham os estudantes. As necessidades de treinamento são levantadas junto às próprias monitoras e podem ser resolvidas com cursos ou com reuniões promovidas com a equipe multidisciplinar da secretaria. Também são realizados cursos de Língua brasileira de sinais (Libras) para que os funcionários se comuniquem com os alunos surdos.”, finalizou Mazéh.
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.