Cáceres, 8 de outubro de 2024 - 10:53

PF prende funcionário da Funai e cacique por garimpo ilegal

PF prende funcionário da Funai e cacique por garimpo ilegal

 Uma operação da Polícia Federal (PF) realizada no domingo (20) prendeu um líder indígena e um funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai) acusados de participar de um esquema de garimpo ilegal entre os municípios de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá) e Aripuanã (1.002 km a noroeste).

 >>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 Segundo as investigações da Operação Ato Reflexo o servidor da Funai utilizava sua função para repassar aos garimpeiros informações sobre operações que seriam realizadas na região, para que eles pudessem fugir.

 O cacique investigado recebia como “taxa” pelo garimpo em terras indígenas 20% do ouro que era extraído. A área é de difícil acesso, o que dificultou a localização dos criminosos.

PF prende funcionário da Funai e cacique por garimpo ilegal
PF prende funcionário da Funai e cacique por garimpo ilegal.

 Um homem, que é o proprietário das máquinas utilizadas no garimpo, está foragido após conseguir informação privilegiada sobre a operação.

 Os envolvidos, apesar de term sido presos durante a tarde, só chegaram em Juína para serem ouvidos durante a madrugada, por causa das condições das estradas de acesso ao garimpo.

 As investigações terão continuidade para identificar os indivíduos envolvidos nas demais práticas criminosas investigadas.

 Matéria retirada do portal de notícias Gazeta Digital. Para acessar a matéria clique aqui.

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: