Santa Cruz de la Sierra, Bolívia – Irajá Lacerda, Secretário Executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), está presente em um encontro histórico na cidade boliviana, acompanhando o Presidente Lula e os Ministros Carlos Fávaro e Simone Tebet. O evento reúne o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da Bolívia, Luis Arce, para discutir pautas cruciais para o desenvolvimento econômico e estratégico da região.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Um dos principais temas abordados durante a reunião é a Rota Rondon, um projeto ambicioso que visa a construção de uma estrada ligando San Ignacio a Vila Bela da Santíssima Trindade e San Matias. Esta iniciativa transformará Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade nas cidades do Mato Grosso mais próximas da China e do mercado andino, que conta com mais de 160 milhões de consumidores.
“Este encontro visa consagrar este projeto e irá colocar a região oeste numa posição estratégica para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, do agronegócio e do Brasil. Teremos um reposicionamento socioeconômico, gerando novos investimentos públicos e privados para a região e criando novas oportunidades de emprego e renda. Vamos diminuir as desigualdades sociais e democratizar a riqueza do nosso estado com o propósito de criar uma região oeste próspera para todos”, afirma Irajá Lacerda.
A construção desta estrada não só abrirá novos mercados para produtos industrializados do Brasil, mas também facilitará o acesso a matérias-primas e insumos agrícolas, reduzindo os custos para os produtores rurais e tornando o agronegócio brasileiro ainda mais competitivo. A Rota Rondon também viabiliza a construção de indústrias de fertilizantes em Cáceres, proporcionando maior independência nacional em relação aos países do Leste Europeu e da Ásia no fornecimento desses insumos essenciais.
Além disso, Irajá Lacerda tem desempenhado um papel fundamental na articulação de acordos bilaterais com a Bolívia, inclusive na integração total do país ao Mercosul. Esta inserção facilitará o trânsito e o comércio de mercadorias entre todos os países andinos, reduzindo significativamente o contrabando e diminuindo os índices de criminalidade e narcotráfico associados à região de fronteira, fatores que historicamente têm prejudicado o desenvolvimento da região.
Com um futuro promissor à vista, a participação de Irajá Lacerda neste encontro reforça o compromisso do Ministro Carlos Fávaro e do Presidente Lula em promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional, consolidando a posição estratégica do Mato Grosso no cenário econômico internacional.
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.