Cáceres, 6 de outubro de 2024 - 08:32

Câmara aprova proposta que garante assistência psicológica às gestantes e puérperas através do SUS

 Nesta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Cáceres aprovou importantes indicações propostas pela Vereadora Mazéh Silva (PT), visando aprimorar a infraestrutura esportiva, a saúde mental das gestantes e puérperas, e a higiene nas escolas municipais para crianças com deficiência.

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 A primeira indicação, de número 160, direciona-se ao executivo municipal e à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, solicitando a iluminação do campo de futebol do Jardim Padre Paulo. A medida busca não apenas promover o lazer dos moradores locais mas também integrar o bairro às atividades noturnas com segurança, através da implementação do “projeto iluminado Mato Grosso”, em parceria com o governo do Estado e a SINFRA.

 A falta de iluminação adequada tem sido uma preocupação constante, e essa ação visa melhorar significativamente a qualidade de vida na região.

 Com a segunda indicação, de número 161, a vereadora propõe ao executivo municipal e à Secretaria Municipal de Saúde a criação de um projeto que assegure às gestantes e puérperas o direito à assistência psicológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este projeto é crucial, dada a importância do acompanhamento psicológico durante e após o parto, um período que pode ser particularmente vulnerável para a saúde mental das mulheres.

 Dados apontam que uma parcela significativa das novas mães pode sofrer de depressão pós-parto, sendo fundamental a existência de uma rede de apoio psicológico.

 A terceira indicação, de número 162, é um apelo ao Executivo Municipal para a distribuição gratuita de kits higiênicos nas escolas municipais, destinados especialmente às Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) para uso na higienização de crianças com deficiência física. A necessidade dessa medida foi evidenciada durante uma reunião com os servidores municipais, considerando que muitas dessas crianças provêm de famílias de baixa renda.

 O kit incluiria máscaras faciais, álcool gel ou líquido, pares de luvas, sabonete líquido, toalhas descartáveis, lenços umedecidos e papel higiênico, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.

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