Cáceres, 18 de abril de 2025 - 14:44

Supremo suspende posse e eleição de Botelho à presidência da Assembleia

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, atendendo pleito do partido Rede Sustentabilidade, concedeu medida cautelar suspendendo a posse do presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM) para o terceiro mandato consecutivo. A decisão precisa ser referendada pelo Plenário do Supremo.

 Na decisão, Alexandre de Moraes alega que está fixando entendimento conforme os artigos 24 da Constituição Federal e 3º da Constituição de Mato Grosso no sentido de possibilitar uma única recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora.

Deputado Eduardo Botelho

 Com isso, determina a suspensão da eficácia da eleição da Mesa Diretora realizada em 10 de junho de 2020 e a posse dos parlamentares eleitos nos cargos que já estivessem ocupando o mesmo cargo nos biênios 2017-2018 e 2019-2020.

 “Determino, ainda, a realização subsequente e imediata de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, biênio 2021/2022, vedada a posse de parlamentares que compuseram a Mesa nos biênios 2017/2018 e 2019/2020, nos mesmos cargos”, diz trecho da decisão.

 Alexandre de Moraes mandou comunicar à Assembleia para imediato cumprimento da decisão e o Parlamento deve fornecer informações sobre a data da nova eleição no prazo de 48h.

 “Após esse prazo, dê-se vista ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República, sucessivamente, no prazo de 5 (cinco) dias, para que cada qual se manifeste de forma definitiva sobre o mérito da presente Ação Direta. Publique-se.”, concluiu.

 “Não sou dono da AL”

 Ao ser informado sobre a ação da Rede, Botelho declarou que estava tranquilo aguardando a manifestação do STF. “Não sou dono da Assembleia”, declarou, dizendo que poderia deixar a presidência a qualquer momento.

 Matéria retirada do site RDNEWS, para ter acesso a matéria completa clique aqui.

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: