Cáceres, 14 de maio de 2025 - 04:48

Reeducandas da cadeia feminina conquistam oportunidade de emprego graças à capacitação promovida dentro da unidade penal pelo Instituto Cometa e o Conselho da Comunidade

 Uma oportunidade de Futuro – Instituto Cometa, Conselho da Comunidade e Mundo dos Bordados.

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 Reeducandas da cadeia feminina conquistam oportunidade de emprego graças à capacitação promovida dentro da unidade penal pelo Instituto Cometa, em parceria com o SENAI e Conselho da Comunidade.

 Foi ofertado curso de Costura Industrial para 20 reeducandas do sistema prisional feminino de Cáceres

 A cidade que hoje possui XX pessoas em cumprimento de pena nas suas unidades penais. XX delas são mulheres, muitas em idade produtiva, e um dos maiores desafios desse público é a verdadeira ressocialização por meio de um emprego formal e a oportunidade de reescrever sua história.

 No Brasil os índices de reincidência de criminalidade estão diretamente associados à falta de acesso das pessoas egressas do sistema penal ao mercado de trabalho. A redução da criminalidade e o aumento da segurança da sociedade

 O Curso foi finalizado, e agora precisamos de apoio da sociedade e dos empresários para que possamos fazer a reinserção na comunidade.

 A nossa primeira parceria foi formada com a Empresa tradicional de Cáceres “Mundo dos Bordados” desde 2006 em Cáceres, atuando com confecções de uniformes e serigrafia em geral.

 A empresa já é parceira do Instituto Cometa atuando na area social através do Natal Solidario, e agora soma parceria dando oportunidade para uma cursista do sistema prisional, pois acredita tambem que podemos fazer a diferença. Os Proprietários Mauro e Eliene, são referencias na area de confecção e mostra que alem do sucesso que tem, através da caminhada que fizeram, o pessoas que acreditam em um futuro melhor.

 O conselho da comunidade de cáceres através de seu presidente Juliano Alves, relata que essa parceria tem sido mantida desde 2016. Segundo Juliano, o importante dessa parceria é que ambos acreditam no processo de ressocialização das apenadas, o que se torna bem mais fácil a parceria. Hoje cerca de 16 internas que cumprem medida de internação na cadeia pública feminina de Cáceres trabalham no projeto extra muro de forma remunerada, e muitas dessas recuperandas saíram dia cursos de qualificação e formação mediado pelo grupo Cometa. Portanto, o caminho do Cárcere fica muito mais leve com essas ações e evita a volta das apenadas após saída da prisão.

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: