No último sábado (18), Dia Mundial da Limpeza, a prefeitura de Cáceres e os parceiros Marinha do Brasil, SEMA e o projeto Rios + Limpos do Ministério do Meio Ambiente – que visa fomentar ações de despoluição dos rios, incentivar a limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais, bem como a promoção de projetos que visem o reuso de efluentes no país – promoveram uma grande ação ambiental para celebrar a data.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma atividade de limpeza do rio Paraguai, marcou o lançamento do programa em Cáceres.
[the_ad id=”3302″]
Mais de 100 voluntários e aproximadamente 40 servidores municipais participaram da limpeza e contribuíram com a retirada de quase uma tonelada de resíduos sólidos da praia do Daveron e margens do rio Paraguai.
50 crianças receberam atividades de educação ambiental no local, entre elas 15 alunos da EM Eduardo Benevides Lindote.
Segundo o coordenador municipal de Meio Ambiente, Dário Diego Senn, um dos objetivos da mobilização foi o de envolver a comunidade no intuito de evitar contaminação de rios por disposição inadequada de resíduos sólidos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Júlio Cesar Parreira Duarte, avaliou como muito positiva a realização e que um dos objetivos do evento, de estimular a conscientização e a preservação ambiental, foi alcançado. “ Todos os dias, somos alertados sobre os danos causados pelo lixo, Cáceres é o portal do Pantanal, rios, baias e praias sofrem com o impacto negativo do lixo. Esse ato precisa ser contínuo, e a data de hoje, Dia Mundial da Limpeza, é uma oportunidade de muitas reflexões, principalmente incentivando a cada um a fazer sua parte, recolhendo seu lixo ou o que encontrar pela frente nesses mananciais”, ponderou Júlio Parreira.
[the_ad id=”3302″]
O vice-prefeito Dr. Odenilson Silva, que representou a prefeita Eliene Liberato Dias no mutirão, fez questão de enaltecer o acontecimento. “Esta limpeza, com a participação de inúmeros voluntários que percorreram parte do rio Paraguai e em pouco tempo retiraram quase uma tonelada de resíduos, com certeza nos apresenta a falta de consciência de pessoas que descartam seu lixo no nosso maior manancial hídrico. Com esta coleta, esperamos que surta um efeito pedagógico de não jogar lixo no rio. Parabéns aos envolvidos”, finalizou Odenilson.
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.