A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB) vai gastar R$ 1,5 milhão com publicidade na cidade. O resultado final da licitação foi publicado na semana passada e contemplou uma empresa do marqueteiro da prefeita da cidade. Em resposta, a prefeita diz que o valor pode ser usado em quatro anos e que o processo licitátório foi feito com todo o rigor da lei. (veja no final da matéria)
Conforme o Folha5 noticiou com exclusividade na semana passada, a licitação teve sete empresas concorrendo e a empresa Agência de Publicidade, Propaganda e Startup GC Ltda-EPP que tem como sócio-administrador, o publicitário Cláudio César Cordeiro foi a grande vencedora.
Nas redes sociais Cláudio Cordeiro usa Eliene como garota propaganda para angariar mais clientes. Em uma das publicações feitas por Cláudio, ele agradece a prefeita e agradece a confiança de Eliene.
“Foi uma campanha que consagrou Eliene como a candidata mais votada da história de Cáceres, e muito mais do que números, o que alcançamos foi a confiança da população, que entendeu a mensagem e acreditou no futuro que apresentamos. Esse é o verdadeiro poder do marketing eleitoral: alinhar a verdade, a visão de futuro e a satisfação da população. Fico orgulhoso em dizer que essa campanha é um exemplo da eficácia de uma comunicação estratégica bem alinhada, sempre com foco nas pessoas e no futuro que desejamos construir juntos”, agradece Cláudio.
Prefeita nega irregularidades e favorecimento, mas evita falar sobre marqueteiro
O Folha5 procurou a prefeita Eliene Liberato e perguntamos sobre a licitação e questionamos se o valor não é alto mediante a uma crise financeira que a prefeita alega sofrer em todas as entrevistas que ela concede para a imprensa. Em resposta, a prefeita diz que o valor pode ser usado em quatro anos e que o processo licitátório foi feito com todo o rigor da lei e que uma comissão que julgou a proposta das agências.
“Esse valor a gente licita, mas se pode usar ele nos quatro anos de governo, refere-se ao orçamento deste ano, mas não significa que nós vamos utilizar um milhão e meio com mídia. A licitação foi feita com transparência para que todos que participaram, tiveram o direito de recorrer dentro da lei, dentro da legalidade, não houve nenhum tipo de favorecimento. A prova disso é que as mesmas que estavam conosco que é a CRIARI [agência de publicidade] também participou e a questão de preço, de qualidade, não passa por mim, não su eu que julgo. Tem uma comissão e com certeza teve todo o rigor”, explica Eliene.
A redação também questionou sobre a coincidência do seu marqueteiro ter vencido a licitação em meio a concorrência de outras seis empresas e sobre esse assunto, Eliene se limitou a dizer que sua gestão está há quatro meses sem fazer mídia.
“Ter orçamento não é ter recurso. A prova disso tá aí, quatro meses que a gente não faz mídia, não temos recurso”, conta a prefeita.
Ação no TRE-MT denunciou suposto beneficiamento
Durante as eleições, Eliene foi acusada de abuso de poder político e econômico. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral apresentada pelo ex-prefeito Francis Maris (PL) alegou que a prefeita teria utilizado recursos públicos para financiar seu marketing de campanha.
A acusação alegou um possível “conluio” entre a empresa Criari Comunicação, o marqueteiro Cláudio Cordeiro e outras empresas. A denúncia, inicialmente rejeitada na primeira instância, segue em fase recursal no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). O contrato de publicidade com a Criari, aditivado em 2022, foi questionado devido ao alto valor gasto, que somaria R$ 2,7 milhões.
A denúncia argumentava que o aditivo ao contrato de publicidade, com vigência entre 14 de abril e 13 de outubro de 2024, coincidiu em grande parte com o período eleitoral, quando a publicidade institucional é vedada por lei. A coligação sustenta que o aditivo teve a finalidade de mascarar gastos eleitorais, já que a verba seria repassada a veículos de imprensa com ligações ao marqueteiro Cláudio Cordeiro.
Veja aqui o resultado final da licitação de publicidade:
Fonte: Folha5
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