A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, se reuniu na tarde desta segunda-feira (5), em Cuiabá, com o Secretário de Estado de Segurança Pública Alexandre Bustamante.
[the_ad id=”3302″]
Acompanhada do Deputado Estadual Valmir Moretto, responsável por agendar o encontro, do Coronel Tapajós, Comandante Regional Oeste da Polícia Militar, do Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cáceres – ACEC , Thiago Lucas e do suplente de vereador Júlio Parreira, Eliene levou como pauta a necessidade da volta da operacionalização do sistema de vídeo monitoramento no município, discutida na última reunião do Gabinete de Gestão Integrada –GGI.
Segundo Eliene, Cáceres está localizada em uma posição estratégica de Mato Grosso, na faixa de fronteira e a incidência de crimes tem aumentado muito no município, preocupando a administração, a sociedade civil e a classe empresarial. “Cáceres é uma grande parceira da segurança pública. Estivemos apresentando esta demanda ao secretário Bustamante, que de pronto chamou sua equipe técnica para elaboração de um novo projeto do sistema de videomonitoramento na cidade” noticiou Eliene.
Para ela esse sistema com câmeras em pontos estratégicos como a entrada e a saída da cidade e algumas em áreas centrais podem evitar muitos delitos. “O videomonitoramento permite a vigilância eletrotônica de vários locais ao mesmo tempo com um número reduzido de operadores” avaliou a prefeita.
O secretário Alexandre Bustamante defendeu a integração entre Estado e municípios e a utilização da tecnologia a favor da segurança pública, para tanto Mato Grosso, vai firmar um convênio com o município de Cáceres para instalação deste sistema de segurança.

Depois de instalado, o monitoramento terá uma garantia de três anos e será acompanhado pela central da Polícia Militar.
Quanto ao sistema antigo, que está inativo no município, as câmeras passarão por uma perícia e as que estiverem em boas condições poderão ser utilizadas em outros pontos para ampliar ainda mais a segurança por vídeo.
[the_ad id=”3302″]
Finalizando o deputado estadual Valmir Moretto disse que esse é um dispositivo que auxiliará na prevenção da segurança pública de Cáceres. “Essa será um ação preventiva e eficaz na prevenção de crimes, ao tempo que inibe também toda forma de violência,” observou Moretto.
O parlamentar se colocou à disposição em viabilizar recursos para implementar as ações de segurança pública em Cáceres.