Com a presença da Prefeita Eliene, da Secretária Municipal de Turismo, Alessandra Castilho, do Presidente do COMTUR, Luís Lemos, além do Secretário de Assuntos Estratégicos, Cláudio Henrique, prosseguiram na manhã desta quinta feira (22/04), as ações referentes ao Programa Investe+Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur.
Em 2019, o Ministério do Turismo lançou o Programa Investe + Turismo, parcerias para transformar destinos. Foram contemplados 158 municípios das 27 UF. Cáceres faz parte da Macrorregião Centro Oeste, Rota Turística Estratégica Pantanal Norte e no mapa do Turismo Brasileiro pertence a Região Turística Pantanal Matogrossense.
Conforme um amplo pacote de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing, voltados para o setor de Turismo, o objetivo principal do programa, é acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos.
A reunião que aconteceu no Gabinete da Prefeita, tinha como objetivo solucionar dúvidas administrativas na elaboração do processo licitatório em andamento, do Programa Investe+Turismo, e atender as diretrizes do Diagnóstico de Destinos Inteligentes – Rota Pantanal Norte Cáceres, contou com a participação de técnicos da Controladoria, Comissão de Licitação, Procuradoria Geral do Município, e da Coordenação de Comunicação.
Para a Prefeita Eliene, grande incentivadora do turismo, Cáceres figura como um dos municípios de maior potencial turístico do Brasil, com eventos segmentados e conhecidos mundialmente como o Festival de Pesca, além do Pantanal Matogrossense. “Que destino no país contempla belezas naturais, história, cultura, gastronomia e tantos outros atrativos como Cáceres? Já estamos dotados de infra estrutura básica para a prática do turismo, possuímos uma boa rede hoteleira, de restaurantes, além do transporte, tripé que sustenta o turismo. A implantação definitiva desse Programa será um divisor de águas, está vindo em boa hora para fomentar o turismo local como ferramenta para reaquecer a economia”, finalizou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Alessandra Castilho, “grande parte dos serviços de implantação do programa, ficará a cargo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o governo do Estado, que entrará com apoio técnico. Vamos criar oportunidade de emprego e renda para Cáceres, gerar ambiente propício ao surgimento de novos negócios também é um resultado prioritário do programa, reduzindo a desigualdade uma vez que 80% das empresas alvo são micro ou pequenas”, ressaltou.
Matéria retirada do site da Prefeitura de Cáceres. Clique aqui para ver a matéria.
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.