Cáceres, 5 de abril de 2025 - 18:01

Prefeita de Cáceres diz que Mauro Mendes deve assinar decreto de free shops no final de abril

Prefeita-de-Cáceres-diz-que-Mauro-Mendes

 A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB) informou que o governador Mauro Mendes (UB) deve vir a Cáceres no final de abril assinar o decreto que permite a instalação das Free Shops na cidade. A declaração foi feita durante entrevista na Rádio Difusora na última quinta (03).

>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS DE CÁCERES E REGIÃO NA PALMA DA MÃO<<

 O compromisso de assinatura do decreto deveria ter sido cumprido até dia 15 de março segundo o grupo defensor do projeto da cidade, porém, Eliene informou que a vinda acontece após 20 de abril. Caso não consiga agendar para este período, o governador confirmou a prefeita que deve assinar em Cuiabá.

 

 O governador estaria sofrendo lobby do empresariado da cuiabania a fim de impedir a entrada das Lojas Francas na Princesinha do Pantanal.

Prefeita-de-Cáceres-diz-que-Mauro-Mendes
Foto: Ronivon Barros

Lojas Francas em Cáceres

 Cáceres foi reconhecida como cidade-gêmea de San Matías, na Bolívia. A gestão do ex-prefeito Francis Maris (PL) sancionou a Lei nº 2.810 de 04 de dezembro de 2019 que autorizou a instalação de Lojas Francas (“free shops”) na cidade e aconteceu após a portaria que decretou a cidade como Cidades-Gêmeas em abril de 2019 durante o Governo Bolsonaro. A cidade é a única no Estado que foi escolhida e no Brasil as lojas francas já funcionam desde 2012.

 Caso seja instalada com o decreto de Mauro Mendes, o empreendimento oferecerá produtos importados com isenção de impostos, atraindo consumidores de um raio de até 400 km.

 

 A Fiemt e as demais entidades parceiras já destacam que a instalação do free shop trará diversos benefícios econômicos e sociais. A expectativa é de geração de empregos, aumento de renda e atração de turistas e consumidores da região e da Bolívia. Além disso, os produtos oferecidos não competirão diretamente com o mercado interno, pois se tratará de itens importados pouco comuns no comércio local.

 O reconhecimento como cidade-gêmea também facilitará o comércio transfronteiriço, fortalecendo a cooperação econômica e social entre os municípios e reduzindo a burocracia para investimentos e acesso a financiamentos.

 Fonte: Folha5

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: