Um policial militar tentou tirar sua vida após disparar contra sua cabeça na madrugada deste domingo(18.08) em frente ao cinema em Cáceres. As imagens de uma câmera de segurança interna de uma loja da Praça Barão do Rio Branco mostram, que por volta das 04h27min da manhã, o PM saca uma arma e atira na sua cabeça. (veja no final da matéria)
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Segundo o boletim de ocorrência, o militar foi encontrado com um ferimento na cabeça e ao perceber que ele estava vivo, foi encaminhado para o Hospital Regional de Cáceres. Ele foi socorrido, e segundo o HRC, ele já foi liberado para casa.
O coronel Alexandre Corrêa Mendes, comandante geral da Polícia Militar, informou neste domingo (18), que “milagrosamente” o militar sobreviveu e encontra-se fora de perigo. Ainda, de acordo com o comandante da tropa, o policial já recebeu alta hospitalar e está sendo acompanhado pelo Núcleo de Apoio Psicossocial da PMMT (NAPs). As motivações que levaram o policial militar a tentar se matar enquanto caminhava em via pública são desconhecidas. No entanto, o coronel Alexandre Mendes pontua que é de conhecimento da instituição os altos índices de estresse sobre os militares, além de uma “ansiedade generalizada”.
Ele vai além e fala até em “epidemia de transtornos mentais” vivenciada dentro da corporação, o que levou a Polícia Militar a criar em todas as regionais da PM os NAPs, com objetivo de prevenção e tratamento da tropa. “Quem cuida precisa ser cuidado”, resume o coronel.
Segundo ele, por milagre o militar sobreviveu mas é preciso haver união entre a classe com todo apoio que for necessário. “Temos que nos cuidar , precisamos do apoio incondicional de cada colega e ao tomar conhecimento de que um colega precisa de ajuda , nos avise , vamos dar as mãos para evitarmos qualquer tipo de tragédia”, conclama o comandante.
CONFIRA NA ÍNTEGRA
Sobre episódio em Cáceres
Circula nas redes um vídeo onde um homem dispara contra si, enquanto caminha pela madrugada em Cáceres, oeste do Estado. Para nossa tristeza trata-se de policial militar lotado naquela regional que, milagrosamente, encontra-se fora de perigo neste momento, bem como alta hospitalar, sendo devidamente acompanhado pelo Núcleo de Apoio Psicossocial da PMMT (NAPs).
Conscientes dos altos índices de estresse sobre policiais militares, bem como a ansiedade generalizada e atentos à alarmante epidemia de transtornos emocionais que vivemos, é que criamos em todas as regionais da PM os NAPs, com objetivo
de prevenção e tratamento da tropa. Quem cuida precisa ser cuidado. Casos como esse em Cáceres só ressaltam a necessidade dessa prioridade institucional de cuidado, e nos despertam, pelo choque do vídeo que assistimos, o quanto mesmo aqueles que cuidam, nós policiais militares, também experimentamos duramente o sofrimento, por vezes em silêncio. Desta feita, por milagre, podendo ajudar um irmão de farda com todo apoio até estar novamente apto a cuidar. Temos que nos cuidar , precisamos do apoio incondicional de cada colega e ao tomar conhecimento de que um colega precisa de ajuda , nos avise , vamos dar as mãos para evitarmos qualquer tipo de tragédia .
Na Bíblia sagrada diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”
Alexandre Mendes – Cel PM
Comandante-Geral da PMMT
Peça ajuda
O atendimento do CVV é realizado pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação), chat, e-mail e pessoalmente.
Reprodução: Folha 5
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.