Cáceres, 6 de julho de 2024 - 12:36

Pedido de liberação da ZPE de Cáceres está na mesa de Geraldo Alckmin, diz Simone Tebet

Pedido de liberação da ZPE de Cáceres está na mesa de Geraldo Alckmin, diz Simone Tebet

 A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB-MS), disse que está na mesa do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o pedido para liberar as atividades Zona de Processamento de Exportação (ZPE) instalada no município de Cáceres (218 km de Cuiabá). O assunto será tratado em agenda com Alckmin na próxima terça-feira, articulada por Tebet e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD). Quatro empresas sinalizaram o interesse de iniciar suas operações. Elas passarão por vistoria em 3 de julho e, até lá, os ministros pressionam o alto escalão do governo federal para que os investidores não escapem.

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 “(A ZPE de Cáceres) está na mesa do vice-presidente da República. Essas rotas são o caminho para falarmos de integração com portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, e as ZPEs (são) o instrumento para a gente ter comércio exterior mais barato, as relações comerciais. É o pontapé inicial para a gente ter emprego e qualidade de vida”, falou Simone Tebet nesta sexta-feira (21), na cerimônia de lançamento da etapa das Rotas de Integração, em Cáceres.

 A ZPE compõe o programa de Rotas de Integração, dentro do “Quadrante Rondon”, que liga o Centro-Oeste aos países andinos – Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A estratégia é exportar por meio do Oceano Pacífico para a China, favorencendo as relações comerciais, o desenvolvimento regional e a oferta de emprego e renda na região. Conforme a ministra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu “carta branca” para que ela desenhasse as rotas em conjunto o ministro Carlos Fávaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Pedido de liberação da ZPE de Cáceres está na mesa de Geraldo Alckmin, diz Simone Tebet
Valter Campanato/Agência Brasil

 “Nós tivemos carta branca do presidente Lula para desenhar junto com o ministro Waldez e Fávaro essas rotas de integração. É importante dizer que essas rotas não brigam uma com a outra, mas uma fortalece a outra. É fazer de Mato Grosso, que é o celeiro do Brasil, um acesso ao mundo asiático, aos países andinos, e trazer produtos mais baratos, que são os insumos do mel, fertilizantes e adubo. Essas rotas significam emprego na veia no Brasil, regiões mais pobres tendo a mesma qualidade de vida do Sul e do Sudeste. Não há como combater desigualdade social sem comabter a desigualdade regional”, observou a ministra.

 A ZPE de Cáceres é uma demanda antiga. Neste ano, o governador Mauro Mendes (União Brasil) investiu R$ 16 milhões na estrutura do local para receber as empresas. De acordo com Fávaro, é uma determinação de Lula viabilizar essa operação em Cáceres e, além de tratar da liberação com Geraldo Alckmin, a pauta também será discutida na assembleia nacional das ZPEs.

 “É uma determinação do presidente Lula nós passarmos a ter planejamento de longo prazo. Isso está conectado em um novo momento que o Brasil vive das relações internacionais. As quatro emrpesas que solicitaram já terão vistorias do Ministério de Desenvolvimento no dia 3 de julho e, na próxima assembleia das ZPEs brasileiras, esse assunto será deliberado. Mas, antes disso, na próxima terça, temos uma agenda com o vice-presidente para colocar a aprovação dessas quatro empresas”, explicou o ministro.

 Fonte:HNT

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: