Os deputados estaduais Janaina Riva (MDB) e Ulysses Moraes (PSL) estavam no show do cantor sertanejo Gusttavo Lima, realizado em Primavera do Leste no último final de semana, que acabou causando aglomeração e se tornou alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE). As fotos foram divulgadas pelo Olhar Direto. Pelo menos 200 pessoas estavam no local sem o uso de máscaras e sem respeitar o distanciamento social de 1,5 metro.
“A intitulada live ‘O Embaixador no Agronegócio’, realizada no dia 1º de maio, na Fazenda Iberê, neste município, segundo as imagens e notícias que foram amplamente divulgadas na mídia e chegaram ao conhecimento deste ministério público, informam que houve participação de grande número de pessoas no referido evento, o que causou aglomeração”, diz trecho da portaria do MPE, assinada pela promotora de Justiça Carla Marques Salati.
Para abrir o inquérito, promotora destacou que o município tem 83,33% de suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas e tem classificação de risco alto para contágio pelo vírus, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ainda, que vacinação contra a doença segue em ritmo lento em todo o território nacional.
O prefeito de Primavera, Léo Bortolin (MDB) deve ser notificado para apresentar informações, dentro de 10 dias, sobre a realização do evento, bem como sobre as medidas tomadas pelo poder público para fiscalização.
Ao site RDNEWS , a assessoria da Prefeitura do município informou que evento foi autorizado por seguir normas do decreto municipal, que permite lotação de até 30% da capacidade. Ainda, informou que os participantes foram testados no dia anterior e que o show foi encerrado dentro do horário permitido, antes das 22h.
Já o representante da empresa responsável pela festa, Sandrinn Shows e Eventos Eireli, deve esclarecer quantas pessoas participaram do show, quais foram as medidas de distanciamento tomadas, qual laboratório realizou a testagem dos participantes e se havia alvará para realização.
Outro lado
Em nota, a deputada estadual Janaina Riva informa que esteve no show do Gustavo Lima a convite do prefeito de Primavera do Leste e que tanto ela, quanto marido fizeram o teste de Covid-19 antes, assim como todos que estiveram no local, pois esse era quesito obrigatório para ter acesso ao evento, como comprova o documento. A parlamentar, acredita que o evento foi importante para a divulgação do agronegócio mato-grossense e do nosso estado como celeiro do mundo. A deputada é defensora da retomada com segurança das atividades econômicas do setor de eventos, um dos mais penalizados durante a pandemia.
Já o deputado estadual Ulysses Moraes, informa que esteve no local da Live do Gustavo Lima a convite e que fez o teste de Covid-19 antes, assim como todos que estiveram no local, pois esse era quesito obrigatório para adentrar o espaço onde ocorria o evento, como comprova o documento. O deputado sempre defendeu a retomada com as medidas de segurança das atividades econômicas, inclusive do setor de eventos, um dos que vem sofrendo muito durante a pandemia e sempre se posicionou a favor da abertura das atividades econômicas, religiosas dentre outras.
Matéria retirada do site RDNEWS. Clique aqui para ver a matéria.
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.