Cáceres, 21 de fevereiro de 2025 - 13:17

Novas fotos mostram asteroide que pode atingir a Terra em 2032

Novas fotos mostram asteroide que pode atingir a Terra em 2032

 Astrônomos conseguiram novas fotos de 2024 YR4, o asteroide que pode se chocar com a Terra em 2032. As imagens foram capturadas pelo telescópio Gemini Sul, instalado em Cerro Pachón, no Chile, e mostram o objeto quando estava a 59,5 milhões de quilômetros da Terra.

>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS DE CÁCERES E REGIÃO NA PALMA DA MÃO<<

 Bryce Bolin, astrônomo que colaborou na captura das imagens, explicou que os registros foram feitos em exposições de 12.200 segundos. “As observações foram difíceis por três motivos. Primeiro, o asteroide tinha brilho fraco, exigindo o uso de grandes telescópios para as observações”, recordou.

 Muito disso se deve à Lua, que estava 70% iluminada quando as observações foram feitas, aumentando a quantidade de luz recebida em comparação com condições mais escuras para as observações. Além disso, o asteroide estava se movendo tão rapidamente que eles precisaram monitorá-lo cuidadosamente com o telescópio para não perdê-lo.

 Esta não é a primeira imagem do 2024 YR4. O asteroide foi observado primeiro pelo sistema ATLAS, da NASA, que o registrou no fim de dezembro de 2024.

 Asteroide vai atingir a Terra?

 Na foto, pode até parecer que o 2024 YR4 é apenas um pontinho brilhante e inofensivo, mas não se engane. Este objeto mede cerca de 55 m de diâmetro, e em dezembro de 2032 deve ficar a apenas 106 mil quilômetros da Terra. Caso o impacto aconteça, o asteroide pode causar uma explosão na atmosfera ou deixar uma grande cratera em solo.

 Pouco após sua identificação, o 2024 YR4 foi logo para o topo da lista da Tabela de risco de Impacto do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da NASA. Ele continua na lista e as chances de o impacto acontecer subiram levemente nas últimas semanas — o que já era esperado pelos cientistas.

 

 Agora, a expectativa é que o risco da colisão comece a cair conforme a órbita do asteroide for melhor compreendida com novas observações. Como a rocha espacial está se afastando, a expectativa é que fique mais difícil de observá-la nos próximos meses. “Portanto, esta é a última chance que temos para observar o asteroide como Gemini antes de 2028”, finalizou Bolin.

 Fonte: Canaltech

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: