Mato Grosso registrou 543 casamentos entre pessoas do mesmo sexo no ano de 2023. O número é o maior da história. Além disso, ao longo do ano passado, foram registradas 16 alterações de gênero em todo o estado.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Os números foram divulgados pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG-MT). Nesta sexta-feira (28), é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Conforme os dados divulgados, o número é 50,8% maior que o número observado em 2022, quando foram registradas 360 uniões. Em 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) proibiu tabeliães e juízes a se recusarem a registrar a união de pessoas do mesmo sexo, foram oficializados 29 casamentos.
Nos primeiros cinco meses de 2024 já foram realizadas 179 uniões civis, número maior do que o observado em toda a série histórica neste período do ano. Além disso, neste ano já foram realizadas 10 mudanças de gênero.
“Esses números não só representam avanços significativos na conquista de direitos para a população LGBTQIA+, como também refletem a importância do reconhecimento legal e social dessas identidades. No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemoramos essas vitórias e continuamos a trabalhar para um futuro ainda mais justo e inclusivo”, disse Velenice Dias de Almeida, presidente ANOREG-MT.
Fonte: RepórterMT
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.