O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) oficializou nesta segunda-feira (30) seu nome na chapa denominada “Assembleia Unida por Mato Grosso”, que se apresenta como única e pluripartidária, tendo em vista que agrega sete partidos. Moretto será o 4º secretário da Mesa Diretora no próximo biênio 2023/2024.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Para Moretto, que já participou da Mesa Diretora quando tomou posse pela primeira vez como deputado estadual, no biênio 2019/2020, voltar à direção da Casa de Leis é mais uma chance de contribuir com o fortalecimento do Parlamento e uma abertura a mais para expor e atender demandas da região oeste, que o reelegeu e consagrou como único parlamentar daquele território.
“Voltar à Mesa Diretora é uma boa oportunidade de trabalhar ainda mais não só pela minha região, a região oeste, mas também pelo Mato Grosso como um todo. Além disso, posso contribuir para o bom andamento da Casa, sempre buscando, com humildade e alegria, o fortalecimento da Assembleia Legislativa, que é a verdadeira casa do povo. Povo esse que nos colocou aqui e querem ser bem representados”, ponderou Moretto.
Empresário e deputado estadual, Valmir Moretto chegou a Mato Grosso em 1986 para administrar propriedade rural na região de Pontes e Lacerda. Iniciou a vida política como prefeito de Nova Lacerda em 2009, sendo reeleito em 2012. Moretto presidiu o Consórcio Vale do Guaporé, abrangendo oito municípios. Em 2018 foi eleito deputado estadual com 21.261 votos. Assumirá o segundo mandato pela ALMT, após 25.207 votos de confiança dos mato-grossenses.
Ponto facultativo no dia da posse
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) divulgou, nesta segunda-feira (30), a Resolução Administrativa nº 003/2023, suspendendo o expediente e atendimento na quarta-feira (1º de fevereiro), em virtude da cerimônia de posse dos parlamentares para a 20ª Legislatura e eleição da Mesa Diretora do biênio 2023/2025.
De acordo com a resolução, a decisão também foi tomada considerando a necessidade de alocação dos servidores envolvidos na solenidade e ritos regimentais específicos para diplomação e eleição da Mesa Diretora. Ainda conforme a resolução, os setores requisitados e envolvidos nos procedimentos de posse, eleição da Mesa Diretora e trabalhos do Plenário estão convocados para o desempenho de suas funções.
A cerimônia de posse dos deputados estaduais será realizada no dia 1º de fevereiro de 2023, a partir das 9h. Após a posse, os parlamentares seguirão para o Plenário das Deliberações onde ocorrerá a eleição da Mesa Diretora. A apuração e divulgação do resultado ocorrem logo após a votação.
Os deputados eleitos assumirão suas vagas para atuar na 20ª Legislatura, com vigência entre 2023 e 2026. Ao todo, 24 candidatos foram eleitos no dia 02 de outubro de 2022 e diplomados pela Justiça Eleitoral no dia 15 de dezembro.
A eleição acontece numa sessão especial nesta quarta-feira (1º), logo após a solenidade que dará posse aos deputados eleitos.
Veja como ficou a composição da chapa única:
Eduardo Botelho (União Brasil) – presidente
Janaina Riva (MDB) – 1ª vice-presidente
Wilson Santos (PSD) – 2º vice-presidente
Max Russi (PSB) – 1º secretário
Valdir Barranco (PT) – 2º secretário
Gilberto Cattani (PL) – 3º secretário
Valmir Moretto (Republicanos) – 4º secretário
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.