O prefeito de Rondonópolis (a 217,4 km de Cuiabá) Zé Carlos do Pátio, que está cotado para disputar o Governo do Estado em 2022, recebeu o convite para trocar o Solidariedade pelo PT. A proposta foi feita pelo próprio ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em telefone neste final de semana.
Lulista, Pátio ficou lisonjeado com o convite e prometeu pensar com carinho. No entanto, não estabeleceu prazo para dar resposta se aceita ou não migrar para o PT.
Lula, que teve a condenação anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pode disputar o terceiro mandato de presidente da República em 2022, está atento à política em Mato Grosso. Prova disso é que convite para Pátio foi feito dias depois que o prefeito de Castanheira (a 566,7 km de Cuiabá), Jackson de Oliveira Rios, o Juninho, único eleito pelo PT no Estado, migrou para o PSD do senador Carlos Fávaro.

A conversa entre Lula e Pátio foi confirmada pelo deputado estadual Lúdio Cabral. Segundo ele, houve o convite para filiação ao PT, mas a possível candidatura a governador não foi colocada como condicionante.
“É claro que o prefeito Zé do Pátio, reeleito com grande margem de votos e que faz um mandato popular, é credenciado para disputar o Governo do Estado. Mas esse diálogo seria amadurecido após a filiação ao PT. O convite feito pela presidente Lula foi para filiação”, explicou ao site RDNEWS.
O Solidariedade, presidido em Mato Grosso pelo deputado federal Doutor Leonardo, também considera a possibilidade de lançar Pátio a governador. No entanto, ainda não há definição partidária sobre o assunto.
Em 2020, Pátio foi reeleito com 43,87% dos votos válidos, enfrentando sete adversários, o que inclui o petista Kleber Amorim. O segundo colocado Luizão (Republicanos) fez 20,31%. O prefeito não tinha apoio das forças políticas tradicionais do município.
Matéria retirada do site RDNEWS. Clique aqui para ver a matéria.
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.