Cáceres, 27 de novembro de 2024 - 16:39

Leandro requisita da Prefeitura informações do plano de contingência para enfrentamento de inundações

 Quatro requerimentos de autoria do Vereador Prof. Leandro Santos (União Brasil), foram aprovados pela Câmara Municipal de Cáceres durante a Sessão Ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (19). 

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 O primeiro, de número 17, solicita do Executivo e Defesa Civil do Município informações referentes ao plano de contingência para enfrentamento de inundações. É requisitado as seguintes informações:

 – Responsabilidades de cada órgão na gestão de desastres, especialmente quanto às ações de preparação, resposta e recuperação; 

 – Sistemas de alerta a desastres e sistema de monitoramento; o Sistema de atendimento emergencial à população (localização de pontos seguros no momento do desastre, bem como dos pontos de abrigo após a ocorrência de desastre); 

 – Definição das ações de atendimento médico, hospitalar e psicológico aos atingidos por desastre; – Cadastramento das equipes técnicas e de voluntários para atuarem em circunstâncias de desastres; 

 – Localização dos centros de recebimento e organização da estratégia de distribuição de doações e suprimentos.

 “O motivo do reencaminhamento deste requerimento é que, na ocasião de 2021, em que solicitei o plano de contingência para enfrentamento de inundações, na resposta que obtive ficou evidente que não há um plano organizado de acordo com a lei. E agora, diante das últimas chuvas, mais uma vez reitero a urgência de Cáceres ter um plano de contingência, para atender à população em momento de crise”, alegou Leandro.

 Segundo, número 21, pede da Secretaria Social e Cidadania, informações sobre a limpeza das residências inundadas devido à enchente que ocorreu na cidade. O requerimento demanda as seguintes informações:

 1 – Quantas casas foram inundadas? 

 2 – Foi feita a distribuição de hipoclorito de sódio ou água sanitária a todos os atingidos, para limpeza das residências e inclusive para lavar alimentos? 

  3 – Foi feita alguma campanha de orientação da população no sentido de garantir a devida limpeza das casas, inclusive alertando para o surgimento de insetos e animais peçonhentos pós-enchente?

  4 – A população está sendo orientada a não ingerir água contaminada, em razão de que pode causar diarreias e doenças parasitárias. – A população está sendo orientada a ferver a água antes de beber, caso tenha dúvida sobre a qualidade da água.

 “Tais medidas destacadas neste requerimento são recomendadas pelo Ministério da Saúde para garantir a saúde a população, após inundações”, argumentou o Vereador.

 Já o terceiro, de número 26, exige informações referentes à máquina PC deixada no leito do Córrego do Renato, localizado no bairro Rodeio. É solicitado as seguintes informações:

 1 – Quem autorizou a realização do serviço? 

 2 – Nome do servidor que abandonou o maquinário no córrego. 

 3 – Teve autorização do secretário ou de algum coordenador para deixar a máquina no leito do córrego? 

 4 – Quais os danos e avarias causadas pela negligência? 

 5 – Comprovante do seguro do maquinário, caso tenha. 

 6 – Qual o valor previsto para a manutenção do maquinário. Especificar mão de obra e peças.

 7 – Quem vai pagar a conta?

 O último, número 27, solicita do Poder Executivo informações sobre a obra da rua da Membeca, após as chuvas e inundações. O requerimento pede as seguintes informações:

 1 – Número de moradores afetadas pela chuva do dia 10/02/2024 na rua da Membeca? 

 2 – Quais os principais danos e avarias constatadas? 

 3 – Os danos e avarias foram potencializados pela obra paralisada? 

 4 – O poder executivo notificou a empresa responsável pela obra sobre os danos e avarias causados aos moradores? 

 5 – Quais as medidas adotadas pelo poder público e pela empresa para auxiliar os moradores que registaram materiais e estrurais em suas residências? 

 6 – O Poder Público estuda junto a empresa a possibilidade de indenização dos danos causados aos moradores?

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