Suspeita é que as chamas tenham começado em um local de grilagem de terra, próximo à área de preservação.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Um incêndio atingiu a região da Estação Ecológica Serra das Araras, uma unidade de conservação localizada entre os municípios de Cáceres e Porto Estrela, a 220 km e 198 km de Cuiabá, respectivamente. O fogo começou a se espalhar na região no dia 21 de agosto.
A extensão da área atingida não foi informada. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a suspeita é que as chamas tenham começado em um local de grilagem irregular de terra.
Brigadistas do ICMBio, órgão responsável pelo monitoramento da unidade, estão no local e recebem apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ceará para combater o incêndio que, segundo as equipes, é de grande proporção.
Ao todo, 27 brigadistas combatem as chamas na região em parceria com as prefeituras dos municípios e produtores rurais.
Segundo um morador que vive próximo ao local, há três anos a seca, neste mesmo período, tem atrapalhado os trabalhos na fazenda. Neste ano, o problema se intensificou com a chegada das queimadas.
“A gente está fazendo o que pode e vamos torcer para que esse fogo não chegue nas nossas propriedades, pois a crise da seca já está complicada”, disse Ademar Dias.
A unidade de conservação, abrigada pela vegetação do Cerrado, é refúgio de diversos peixes, mamíferos, repteis, e anfíbios.
Reprodução: G1-MT
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.