Cáceres, 5 de outubro de 2024 - 23:56

Governo Lula apoia os pescadores artesanais de MT, diz ministro da Pesca

 O ministro da Pesca, André de Paula, reiterou que o Governo Lula (PT), está ao lado dos pescadores artesanais de Mato Grosso, contra a “Lei Transporte Zero”, que proíbe o transporte, armazenamento e comercialização de peixes oriundos dos rios do estado pelo prazo de 5 anos. A legislação entrou em vigor em janeiro deste ano, mesmo sob forte resistência.

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 “O que eu tenho dito e vou repetir, é que da parte do governo do presidente Lula e de todos os órgãos que foram suscitados a opinar, os pescadores artesanais tem a nossa inteira solidariedade”, disse André de Paula, nessa sexta-feira (05), durante visita a Cáceres para prestigiar o Festival Internacional de Pesca (Fipe).

 A iniciativa polêmica partiu do governador Mauro Mendes (União Brasil), que alega a existência de um esvaziamento do estoque pesqueiro, e que por isso, se faz necessário a medida restritiva. Ele também é favorável ao turismo pesqueiro e não à pesca predatória.

 Nesta semana o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, indeferiu o pedido da Procuradoria Geral da União (PGE), para revogar a lei. Segundo ministro da Pesca, a luta continua e se mantém convencido de que a lei deve cair, evitando que abra-se jurisprudência e autorize o encerramento da profissão em todo país.

 “A minha expectativa [que caía] é grande. A gente fez até uma tentativa de antecipar essa decisão através de uma liminar. Vale lembrar que uma liminar não julga o mérito e isso não foi analisado ainda, apenas não foi concedida a liminar”, frisou.

 “O que também nos preocupa é que o exemplo como esse vira jurisprudência, isso se espalha por outros estados e compromete definitivamente essa atividade que tem uma tradição”, completou.

 Reprodução: RDNEWS

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: