Cáceres, 26 de novembro de 2024 - 22:40

Enfermeiros afirmam terem encontrado carrapato em marmita servida na Cozinha Comunitária de Cáceres

 Uma equipe de enfermeiros e técnicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cáceres teriam encontrado um carrapato no fundo de uma marmita adquirida na Cozinha Comunitária do Município.

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 O parasita teria sido encontrado, na tarde de segunda-feira (15/04), por uma técnica, quando ela almoçava, em companha de colegas no local.

 “Foi nojento, quando a colega viu o carrapato, chamou os colegas e mostrou. No mesmo instante todos pararam de comer” relatou um técnico que teria presenciado a cena.

 A imagem do animal, supostamente, encontrado na marmita do almoço, foi postada nas redes sociais, na manhã desta terça-feira (16/04).

 Conforme os técnicos e enfermeiros, essa não seria a primeira vez em que encontram objetos estranhos na comida. “Carrapato é a primeira vez, mas cabelos já foram encontrados outras vezes” contou.

 Procurado pelo site Expressão Notícias, o novo secretário de Saúde, Helbert Dias, pasta pela qual a Cozinha Comunitária é subordinada, evitou dar maiores detalhes sobre o ocorrido.

 Através de uma funcionária, ele se limitou a informar que tinha conhecimento do caso e que já havia determinado a notificação da empresa responsável pela cozinha.

 No local de preparo dos alimentos, os responsáveis não foram encontrados. O site descobriu dois números de telefones. Um do diretor da Mistura dos Sabor, empresa responsável pela cozinha, e outro da encarregada, mas nenhum atendeu as ligações.

 Nota de Esclarecimento

 A Prefeitura Municipal de Cáceres-MT, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, vem à público, esclarecer sobre a matéria veiculada em 16/04/2024 pelo site Expressão Notícias, acerca da afirmação de servidores terem encontrado um carrapato em uma marmita.

 Tão logo tomou conhecimento do fato, antes mesmo da matéria , determinou que Coordenação da Unidade Básica de Saúde notificasse a empresa.

 É importante ressaltar que Todo e qualquer episódio que envolva situações que possam indicar uma irregularidade ou descumprimento contratual, a Gestão deve primeiramente notificar a empresa. É o rito que encontra previsão legal na Lei 14 133, a fim de garantir que as exigências que a habilitaram à entrega do bem ou à prestação do serviço contratado pelo município sejam atendidas.

 O Município pauta e sempre pautará pela valorização e humanização de seus servidores e colaboradores , de forma que tomará todas as medidas para dar resolutividade ao caso.

 Nota de Esclarecimento da empresa Mistura do Sabor

O Restaurante Cozinha Comunitária Mistura do Sabor vem, por meio desta esclarecer pelo inconveniente ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento na data de 15 de abril de 2024, onde a colaboradora encontrou um inseto no fundo da marmita fornecida no almoço do dia em questão. Nossa Unidade de Alimentação e Nutrição, conta com profissionais devidamente treinados e capacitados para garantir a qualidade Higiênico Sanitária dos alimentos servidos pela nossa empresa. Seguimos todas as normas da ANVISA no que diz respeito a produção de alimento seguro, todos os colaboradores receberam treinamento de Boas Praticas de Fabricação, respeitando a RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004. Nossa Unidade conta com Procedimento Operacional Padronizado (POPs), que se inicia desde o recebimento, seleção, pré preparo, preparo e segue até o produto final, e seguimos à risca o Manual de Boas Práticas, garantindo assim um produto final de qualidade e principalmente seguro. Nossa Unidade recebeu na data de 07/02/2024 a visita da equipe de Vigilância Sanitária do município, que vistoriou as instalações da Cozinha, apresentamos toda a documentação (dedetização, controle de potabilidade de água, entre outros), foi constatando as adequadas condições higiênicosanitárias e boas práticas na manipulação de alimentos, recebemos desta forma a Licença Sanitária para atuarmos. Sobre o ocorrido, o cardápio do dia foi: arroz branco, feijão carioca, polenta, carne ao molho salada de repolho com cenoura, inclusive temos registro da refeição servida para comprovar. A refeição passa na mão de vários colaboradores, processo rigoroso de fabricação, realizamos todo o controle de segurança é impossível um inseto estar dentro da refeição daquela maneira, análise feita pela foto que nos foi apresentada, o inseto estava integro. Gostaria de ressaltar que se o inseto esteve no fundo da marmita como nos foi relatado, ele estaria muito provavelmente cozido, pois as marmitas seguem acima de 60° Celsius, esse inseto estaria cozido devido à alta temperatura. A caixa térmica onde ficam acondicionadas as marmitas após a entrega são de propriedade e responsabilidade do órgão recebedor (UPA). Foi observado pelo entregador, que haviam insetos, restos de comida entre outras coisas estranhas, sendo que a higienização da mesma é de responsabilidade do órgão recebedor. Temos registros para comprovar. A mesma deveria estar limpa e higienizada, é um fator que se deve ser levado em consideração, a Mistura do Sabor não tem a responsabilidade dessa higienização, a caixa deveria estar limpa e higienizada. Ressalvo o comprometimento da empresa Mistura do Sabor e reforçamos o nosso compromisso em servir com Segurança e Qualidade todos os nossos produtos. Vamos intensificar todos os nossos processos, para sempre garantir o alimento seguro para todos os nossos usuários. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

 Reprodução: Sinézio Alcântara/Expressão Notícias

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: