O cadastramento das pessoas afetadas pelas enchentes em Cáceres, que está sendo realizado no Sindicato Rural Patronal da cidade, tem levantado questões políticas importantes. A prefeita Eliene, diretamente ligada ao governador Mauro Mendes, que é um apoiador ferrenho do ex-presidente Bolsonaro no estado, está recebendo apoio do governo federal sem dar crédito à sua origem e, de forma subliminar, está dando a entender à população que esses recursos são da base do governo estadual e não do governo federal.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Essa estratégia de cadastramento em um local com forte influência bolsonarista, berço do bolsonarismo na cidade, sugere uma tentativa de associação indireta com o governo estadual, evitando referências explícitas ao governo federal. Essa abordagem pode ser interpretada como uma forma de capitalizar politicamente a ajuda oferecida às vítimas das enchentes, buscando apoio eleitoral para a reeleição da prefeita.
É importante destacar que, apesar da ligação política entre a prefeita Eliene e o governador Mauro Mendes, os recursos disponibilizados para auxiliar as famílias afetadas pelas enchentes são provenientes do governo federal, coordenados pelo Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Irajá Lacerda. Um total de R$2.681.705,00 foi destinado para a compra de cestas básicas, colchões, lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores, itens de cuidados pessoais, produtos de limpeza, locação de veículos e combustível, garantindo a entrega desses itens na porta das casas de cada uma das pessoas afetadas.
É fundamental que a população de Cáceres esteja ciente da origem desses recursos e não se deixe levar por narrativas políticas que buscam distorcer a realidade. A gestão dos recursos públicos deve ser transparente e focada no bem-estar da população, sem interesses eleitorais ou partidários.
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.