Pantanal, que sofreu com queimadas na Primavera, também terá pouca chuva no Verão
O Verão está chegando e previsões indicam que, com a influência do fenômeno climático El Niño, será a estação mais quente da história em Mato Grosso. Com temperaturas acima do convencional em todo o país, o Verão será de muito calor e tempo abafado, principalmente no Centro-oeste.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Com início em 22 de dezembro e fim em 20 de março de 2024, dessa vez o Verão terá temperaturas muito acima do que as habituais. Isso porque a influência do El Niño e as mudanças climáticas atuarão de maneira intensa.
O calorão, que já foi registrado na Primavera, continuará sendo registrado no Verão, o que afetará também a distribuição de chuvas no Centro-oeste.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o efeito do El Niño neste ano está classificado como de “intensidade forte”, sendo um dos principais responsáveis pelas chuvas de grande volume no Sul e altas temperaturas no Centro-oeste e Sudeste.
Geralmente, durante o verão, os dias são chuvosos em Mato Grosso, mas áreas no oeste do estado terão chuva irregular e abaixo da média, incluindo o Pantanal. Já no Leste, as chuvas serão intensas e volumosas.
Reprodução: ReporterMT
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.