O governador havia proibido o comércio nas prisões sob o argumento de que os mercadinhos geravam lucro para as facções e beneficiavam o crime.
Os deputados estaduais derrubaram, nesta quarta-feira (09), o veto do governador Mauro Mendes que proibia o funcionamento de mercadinhos nos presídios de Mato Grosso. Em sessão realizada nesta tarde, 13 dos deputados votaram para derrubar o veto e apenas 10 votaram para que fosse mantida a proibição de comércio nas cadeias.
A votação foi secreta, sem identificar como votou cada parlamentar.
Em janeiro, o governador Mauro Mendes sancionou a Lei n° 12.792 que endurece algumas regras para as unidades prisionais do Estado. O artigo 19, que previa a existência dos mercados nas penitenciárias, foi um dos pontos vetados.
Mauro chegou a decretar que em 60 dias os mercadinhos deveriam ser desativados em todos os presídios e a ordem vinha sendo cumprida.

Agora com a derrubada do veto passa a ser liberado o comércio nos presídios.
Quando proibiu o funcionamento de comércio em penitenciárias o governador destacou que a prática fortalecia o crime organizado, que acabava lucrando com os mercadinhos.
Um relatório aponta que os mercadinhos instalados em cinco penitenciárias de Mato Grosso tiveram um lucro estimado em R$ 2,9 milhões no ano de 2024 com a venda de itens de higiene pessoal e alimentação.
Fonte: ReporterMT
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.