Para acessar aos estádios, porém, o torcedor precisará comprovar a vacinação e exame negativo de covid.
[the_ad id=”3302″]
Como incentivo à vacinação contra a covid-19, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovaram, nesta segunda-feira (19), projeto de lei que autoriza o retorno de torcedores aos estádios mato-grossenses.
A proposta, de autoria conjunta do presidente da ALMT e do primeiro-secretário, deputados Max Russi (PSB) e Eduardo Botelho (DEM), respectivamente, foi sugerida pelo governador Mauro Mendes (DEM), que deverá sancionar a lei nos próximos dias.
Segundo o projeto, o retorno do público está condicionado à apresentação de exame RT-PCR negativo e ao comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única, dependendo do imunizante recebido.
Os deputados também determinaram que o público não poderá exercer 35% da capacidade dos estádios. Dessa forma, na Arena Pantanal, por exemplo, que tem capacidade para 41,1 mil torcedores, o número máximo permitido nos jogos deve ser de 14.390 pessoas.
De acordo com Botelho, essa é uma forma de valorizar aqueles que já se vacinaram contra a covid, ao mesmo tempo em que há o fomento pelo esporte.
“Nós já temos um grande número de pessoas vacinadas e que podem muito bem ir nos estados. É uma forma de voltarmos às atividades lentamente, valorizando toda a questão de protocolo de segurança. As prefeituras estão reclamando que muitas pessoas não estão indo se vacinar, tomar a segunda dose, e é uma forma de incentivar a vacinação”, comentou o parlamentar, após a aprovação do projeto.
[the_ad id=”3302″]
Com a aprovação da proposta nas duas votações, o texto segue para sanção do governador Mauro Mendes. Depois, o gestor deve comunicar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de que, em Mato Grosso, a presença de público controlado já é permitida. A liberação final, porém, depende de uma negociação com a CBF.
Matéria retirada do site REPÓRTER MT. Clique aqui para ver a matéria.