Cáceres, 6 de outubro de 2024 - 22:19

Chuva chega e alivia incêndios no Pantanal mas combate continua

Chuva-chega-e-alivia-incêndios-no-Pantanal-mas-combate-continua

 Agora, equipes em combate trabalharão para fazer o rescaldo; chuvas precisam alagar pontos para eliminar totalmente os focos

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 A tão aguardada chuva chegou ao Pantanal mato-grossense na manhã desta segunda-feira (20). O tempo está nublado e o clima ajudou a controlar os incêndios, no entanto, equipes continuam no combate às chamas que assolam o bioma.

 Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva colaborou para a diminuição da temperatura e aumento da umidade relativa do ar, contribuindo para a diminuição da intensidade das chamas, porém a precipitação ocorrida não levou a extinção total dos incêndios.

 O diretor do SOS Pantanal, Gustavo Figueiroa, disse que a chuva chegou em praticamente todo Pantanal. Um grande volume de chuva, é fundamental para reduzir e controlar os focos de incêndio.

 “O fogo no Pantanal corre debaixo do solo, o que a gente chama de fogo de turfa. Se as chuvas não forem suficientes para encharcar o solo todo, assim que as temperaturas voltarem a esquentar essas fagulhas podem reacender e os incêndios começarem novamente”, explicou Figueiroa.

 Ribeirinhos também disseram que choveu na região de Mimoso, e moradores de Cáceres registraram a chuva na cidade, locais onde os incêndios estavam descontrolados.

  Os incêndios no Pantanal, já consumiram mais de 1,2 milhão de hectares, que representa 8.56% de todo território, segundo o LASA/UFRJ (Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

 Em Mato Grosso, as regiões mais atingidas são a Terra Indígena Tereza Cristina, Parque Estadual Encontro das Águas e o Parque Nacional do Pantanal.

Chuva-chega-e-alivia-incêndios-no-Pantanal-mas-combate-continua-2

 O Corpo de Bombeiros Militar informou que continua no local desenvolvendo ações de combate, vigilância e rescaldo até que todos os focos sejam eliminados.

 O comandante dos bombeiros, Coronel Alessandro Borges, afirmou à reportagem que vai fazer um sobrevoo ainda nesta segunda-feira (20) para visualizar a situação após as chuvas.

 Reprodução: Primeira Página

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: