Doado à municipalidade pelo Major João Carlos Pereira Leite, em 1881, o Cemitério São João Batista prestes a completar 140 anos de sua criação, por determinação da Prefeita Eliene Liberato, passará por obras como reconstrução dos muros e salão de recepção.

Patrimônio cultural material da cidade, o campo santo abriga os restos mortais de nomes ilustres da história cacerense e matogrossense, como Dom Francisco Vila Nova Torres falecido em 1893, do Coronel José Dulce falecido em 1921, além do próprio doador em 1880.
A maioria das imagens esculturais que compõem os jazigos mais antigos do local perpetuam até os dias atuais, caracterizando como um acervo de valores históricos e artísticos.
O projeto de reconstrução e revitalização, contempla também paisagismo em toda a extensão frontal e lateral do salão de entrada e muros, além das marginais e calçadas. “Há tempos tinha o desejo de transformar o visual do Cemitério São João Batista, tão importante no contexto histórico e sentimental de várias gerações da população cacerense. Agora, temos a oportunidade de, além de reconhecer o cemitério como importante objeto arquitetônico e equipamento urbano para a cidade, oferecer um novo visual de beleza, conforto e respeito para as famílias cacerenses”, disse a Prefeita.
Para o Secretário de Infraestrutura do Município, Wesley Lopes, responsável pela execução da obra, “o projeto foi pensado para combinar com o paisagismo já existente na Avenida Sete de Setembro, inclusive, com a própria avenida passando por uma revitalização de seus canteiros e praça, como o plantio de novas mudas de palmeiras, flores e replantio do gramado”, afirmou.
O projeto de revitalização está programado para início logo após o período chuvoso, tem prazo de conclusão em 120 dias, e será bancado com recursos próprios do município.
Matéria retirada do site da prefeitura de Cáceres. Clique aqui para ver a matéria.
Assessoria da PMC
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.