Cáceres (a 222 km de Cuiabá) é o município com mais focos de incêndio no Pantanal desde o início deste ano. Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município totalizou 335 focos até o dia 31 de maio, número que corresponde a 70% do total registrado em todo o ano passado (488).
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Além de Cáceres, os municípios de Poconé (a 104 km de Cuiabá), Santo Antônio do Leverger (a 33 km de Cuiabá) e Itiquira (a 362 km de Cuiabá) são os outros representantes mato-grossenses no ranking das 10 cidades com mais focos. Do início do ano até maio, os municípios totalizaram 74, 10 e seis focos de incêndio, respectivamente.
Considerado “hotspot”, o Pantanal é uma área com grande biodiversidade, mas com altos índices de degradação ambiental. Com a persistência da seca e ondas de calor, o bioma manteve médias altas de focos e, atualmente, encontra-se com 1069 registros.
O Governo de Mato Grosso disponibilizou, no último mês, aviões e equipes fixas para o combate de incêndios florestais neste ano. A ação, que faz parte do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais do Governo de Mato Grosso, abrangerá os municípios citados a partir do mês de julho.
As equipes cotadas para a ação serão divididas entre duas brigadas municipais e três mistas. O investimento é de aproximadamente R$ 74,5 milhões.
Reprodução: RDNEWS/Geovanna Torquato
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.