Um dos patrimônios históricos/naturais, de maior relevância para o município, a Baia do Malheiros, corre sério risco de desaparecer. Situada a margem do rio Paraguai, desde antes mesmo da fundação da cidade, em 1778, a baia sofre constantes mutações, ao longo dos anos, decorrentes, principalmente, da ação humana, o que poderá levá-la a secar, complemente.
[the_ad id=”3302″]
E, pensando, exatamente, na importância social e econômica do histórico canal, que dois vereadores do município- Isaias Bezerra e Franco Valério – estão recorrendo à população e autoridades, principalmente, ligadas a questão ambiental, para ajudar no resgate da baia. Uma das ideias, dos vereadores, será a viabilização de dragagens do leito do rio para facilitar o fluxo de água pelo canal.
Para isso, está agendada uma Audiência Pública, que será realizada na Câmara Municipal, no próximo dia 29, a partir das 8h30. “A proposta será debater e encontrar uma solução para resgatar essa importante, histórica e tradicional baia de nossa cidade” enfatiza Isaias Bezerra, um dos autores da ação.
“Devemos planejar uma ação que possa diminuir os impactos ambientais e possibilitar que a baia receba maior fluxo de água durante o período de estiagem. Creio que se não fizermos nada, agora, enquanto ainda é tempo, a tendência é de que não irá tardar para que a baia seque completamente” afirma Franco Valério.
Um dos mais renomados e estudiosos sobre assuntos relacionados a questão ambiental, a hidrovia Paraguai/Paraná, a operacionalização dos terminais portuário de Cáceres, entre outros, o engenheiro Adilson Reis, um dos convidados para audiência, adiantou que irá apresentar um relatório técnicos sobre causas e efeitos da seca dos canais e baias do pantanal.
Matéria retirada do site EXPRESSÃO NOTÍCIAS. Clique aqui para ver a matéria.