Pesquisa do instituto MT Dados contratada pelo FOLHAMAX aponta que, se a eleição fosse hoje, a atual prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), seria reeleita em uma disputa que envolveria o ex-prefeito da cidade, Francis Maris (PL). Em todos cenários apresentados, a gestora registrou quase o dobro de intenções de voto em relação a seu antecessor, que deixou o cargo em 2020.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, a atual prefeita Eliene Liberato lidera com 26%, seguida pelo ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris, com 12%. O médico e empresário Vicente Palmiro (MDB) foi o terceiro mais lembrado, com 6%, a frente do seu colega de profissão, Dr. Sérgio Arruda (PP), com 5%.
O servidor público James Cabral (PT), irmão do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), foi lembrado por apenas 1% do eleitorado, assim como o Professor Leandro (PSD). Brancos e nulos somaram 3%, enquanto outros 46% não souberam ou não quiseram responder.
Já na pesquisa estimulada, onde os candidatos são apresentados aos entrevistados, Eliene Liberato lidera com larga vantagem, registrando 38% das intenções de voto, o dobro de Francis Maris, que teve 19% do eleitorado, segundo o MT Dados. Dr. Vicente Palmiro teve 12% dos eleitores, enquanto Dr. Sérgio Arruda registrou 7% dos ouvidos na amostragem.
James Cabral teve 2% do eleitorado, a frente de Professor Leandro, que teve 1%. Brancos e nulos ficaram em 4%, enquanto 17% não respondeu ao questionamento.
Em um cenário envolvendo apenas a atual prefeita e seu antecessor, Eliene Liberato teve 42% das intenções de voto, enquanto Francis Maris obteve 23% do eleitorado de Cáceres. Brancos e nulos ficaram em 13% e, de acordo com o MT Dados, outros 22% não souberam responder em quem votaria na eleição, caso os dois fossem os únicos candidatos.
REJEIÇÃO
No quesito rejeição, onde os eleitores respondem em quem eles não votariam de forma alguma, James Cabral lidera a lista, com 13%, a frente de Eliene Liberato, com 12%, mesmo índice de Francis Maris. Professor Leandro apresentou apenas 5% de rejeição, enquanto Dr. Sérgio Arruda registrou 4% e Dr. Vicente Palmiro teve 3%.
Outros 4% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum deles e outros 47% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de julho, com 665 eleitores de Cáceres.
A margem de erro é de 3,81 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A amostragem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-01671/2024.
Reprodução: Leonardo Heitor/Folhamax
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.