Cáceres, 14 de maio de 2025 - 07:17

Atendimento 24 horas: Mazéh pede implementação de equipe de psicologia, psiquiatria e assistência social na UPA de Cáceres

Três indicações de autoria da vereadora Mazéh Silva (PT) foram aprovadas durante a Sessão Ordinária realizada na manhã de hoje, segunda-feira (03), na Câmara Municipal de Cáceres. Todas preposições agora vão ser encaminhadas para o Chefe do Executivo que decide se realiza ou não as demandas.

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 A primeira, de número 632, pede a formação e implantação de equipe de psicologia, psiquiatria e assistência social para atendimento 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Cáceres.

 “A intervenção do profissional da psicologia no contexto da emergência e urgência procura compreender e minimizar o sofrimento relacionado à doença e ao acidente; ajuda o indivíduo a preservar ou até mesmo, intensificar o controle que têm sobre si mesmo e os seus ambientes, por meio da promoção de uma percepção positiva dos agentes estressores e de uma resposta positiva a estes e, por fim, pode oferecer um acolhimento para a família, principalmente em situação de falecimento de um ente querido”, afirma a Vereadora justificando a indicação.

 Segunda preposição, número 633, requisita um plano de capacitação em saúde mental para profissionais da Atenção Primaria do Sistema Único de Saúde. “A atenção básica tem potencial para desenvolver dois principais tipos de ações de saúde mental. Sendo importante que o poder público municipal disponibilize formação para que os profissionais da saúde tenham plena condições de atender as demandas em saúde mental, além da ampliação das equipes unidades dos SUS do município”, diz Mazéh.

 Já a última, número 634, requisita rampas de acesso e espaços reservados para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e com mobilidade reduzida no Festival de Pesca, na intenção de garantir a inclusão social de todos no evento. “A NBR 9050 é a norma brasileira a qual rege as condições de acessibilidade, neste contexto sendo o festival de pesca um evento grandioso, onde as famílias procuram diversão, laser, a oportunidade de confraternização. Portanto, espaços reservados para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e com mobilidades reduzidas para poderem frequentarem o festival de pesca com dignidade, garantido assim a todo(a)s inclusão social e fundamental”, finaliza a Parlamentar do Partido dos Trabalhadores.

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: