Cáceres, 29 de novembro de 2024 - 10:55

Acrimat diz que Enem 2023 ataca agro e tem questões de “cunho esquerdista”

 Segundo nota de repúdio, questão são agressivas contra setor que move economia e alimenta o mundo.

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) emitiu nota de repúdio sobre as “questões ideológicas” presentes na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (05). A entidade acusa o Ministério da Educação (MEC) de elaborar questões sem fundamento para atacar a agropecuária nacional.

 “Um desejo de incutir na cabeça dos jovens teorias esquerdistas totalmente desvinculadas da realidade, com textos desatualizados, comprovadamente falsos, já desmistificados por órgãos oficiais de pesquisa como Embrapa e NASA, provando que não há nenhuma alternativa correta para as questões colocadas, a não ser aquelas que os organizadores escolheram como a mais ofensiva , até porque não há nenhuma alternativa que não seja agressiva ao setor que alimenta o Brasil e grande parte do mundo, gerando empregos e desenvolvimento”.

 Essa é a primeira edição do Enem sob o comando do terceiro mandato do Governo Lula (PT). O teste é aplicado pelo Ministério da Educação e elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao MEC.

 A edição 2023 trouxe temas como racismo estrutural, aquecimento global, crítica ao capitalismo, agronegócio, entre outros.

 Algumas das questões que mais incomodaram o setor são as 70, que tem como mote o avanço da cultura da soja e o desmatamento na Amazônia; a 71 que trata da corrida espacial financiada por bilionários, discutindo as perspectivas que ela aponta e a 89 que abordou os fatores negativos do agronegócio no Cerrado e o uso de agrotóxicos, mencionado na questão como “chuvas de veneno”.

 Segundo a associação, com essas questões, o setor agro foi agredido por aqueles que deveriam avaliar somente o conhecimento dos alunos e não a ideologia.

 Reprodução: RDNEWS

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: