A Prefeita de Cáceres Eliene Liberato, deu uma excelente notícia à população da cidade na manhã desta quarta-feira (21), enquanto visitava postos de vacinação.
[the_ad id=”3302″]
Eliene divulgou que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, dentre as diversas ações realizadas para o enfrentamento e combate da pandemia causada pela Covid 19, contratou serviços hospitalares para fornecimento de recepção e leitos de enfermaria no valor de R$ 810 mil reais, com atendimento exclusivo aos pacientes infectados pela Covid-19.
O contrato assinado com o Hospital São Luiz, por meio da empresa Pró Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, teve seu ato de homologação publicado no jornal oficial dos municípios na data de hoje (21).
Segundo a prefeita, ao todo foram contratados 20 leitos clínicos tipo 1, com suporte ventilatório. “Precisamos de muita atitude e de unir esforços nesta luta contra a Covid-19, pois estamos no momento mais crítico vivenciado pela saúde pública nos últimos dois anos. Devemos criar alternativas e a lei nos permitiu contratar 20 leitos que estavam ociosos no Hospital São Luiz. Essa ação vai atender nossa gente e melhorar o atendimento”, avaliou Eliene Liberato.
O contrato foi feito sem exigibilidade de licitação, amparado no estado de calamidade pública promovido pela Covid. Segundo a Procuradoria Geral do Município, a medida é permitida nesta situação, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.
Conforme a secretária de Saúde Elis Fernanda, essa ampliação de estrutura, deixa a saúde municipal preparada para o caso de um possível novo pico da Covid-19, ofertando melhor atendimento a toda população de Cáceres, com leitos, oxigênio, medicamentos e insumos.
Elis ainda explicou que o município ainda recebe uma contrapartida do estado de Mato Grosso no valor aproximado de R$ 1 mil reais por dia por leito, estando ocupado ou não. “É um valor significativo para a saúde municipal”, avaliou ela.
[the_ad id=”3302″]
A secretária também anotou que este é o primeiro hospital contratado pela prefeitura. “A medida visa desafogar o hospital Regional e a UPA de Cáceres que atendem a rede pública, além de ser uma alternativa a mais de atendimento. Vamos transferir também a Central da Covid com toda sua estrutura médica e profissionais de saúde para o Hospital São Luiz”, finalizou Elis.