Cáceres, 13 de maio de 2025 - 17:39

Profissionais da saúde fazem ato em Cáceres para cobrar pagamento de adicional noturno e melhores condições de trabalho

 Os profissionais estão há mais de um ano sem tirar folga, férias e continuam atendendo na linha de frente contra a Covid-19. Além de não receber os adicionais noturnos e plantões.

 Profissionais da saúde que trabalham no Hospital Regional de Cáceres  fizeram uma manifestação, nesta quinta-feira (06/04), para cobrar o pagamento dos adicionais de plantão. O ato foi realizado em frente à unidade, com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma).

 De acordo com os profissionais, os direitos não estão sendo cumpridos há mais de 10 meses. Além disso, outros colegas de profissão estão se contaminando com a Covid-19 e o governo não substitui o profissional, faltando pessoas para atuar linha de frente contra o novo coronavírus.

 A enfermeira Sammy Souza, que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, disse que os profissionais não recebem adicional noturno e que trabalham em condições de insalubridade.

Profissionais fizeram ato em frente a hospital de Cáceres — Foto: Sisma-MT

 “Nós servidores do Hospital Regional de Cáceres Antônio Fontes estamos reivindicando os nossos direitos que não estão sendo cumpridos pelo governador e nós estamos há mais de 10 meses em insalubridade, sem adicional noturno, sem plantão e estamos trabalhando enfrentando a luta sozinhos nessa pandemia. Nossos colegas estão adoecendo e estão morrendo”, afirma.

 De acordo com o Sisma, em Cáceres os adicionais só começam a ser regularizados quando a categoria se manifesta pedindo o pagamento, mas os atrasos persistem. Além disso, alguns profissionais estão há mais de um ano sem tirar folga, férias e continuam atendendo na linha de frente contra a Covid-19.

 Em março, a entidade denunciou os atrasos ao Ministério Público Estadual (MP-MT), após inúmeros contatos com os gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em busca de soluções.

 Nas últimas semanas, os trabalhadores dos Hospitais Regionais de Rondonópolis, Colíder e Alta Floresta também se mobilizaram, com o objetivo de receber esses adicionais.

 Além de Rondonópolis, continuam com os adicionais em atraso os servidores dos Hospitais Regionais de Sinop, Alta Floresta, Cáceres, Colíder e Metropolitano, em Várzea Grande. Além do MT Hemocentro, Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e Centro de Assistência Psicossocial Adauto Botelho (CIAPS) , em Cuiabá.

 Em nota a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirma que os salários dos trabalhadores do Hospital Regional de Cáceres estão regulares e que, se existe qualquer inconformidade, trata-se de questão pontual e excepcional.

 “O pagamento do adicional de insalubridade está regular em Mato Grosso, não havendo pendências relativas a este direito, que é válido para alguns trabalhadores”, diz.

 Matéria retirada do site G1. Clique aqui para ver a matéria.

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: