Cáceres, 3 de abril de 2025 - 19:02

COPOM eleva a taxa Selic para 14,25% em 2025

COPOM eleva a taxa Selic para 14,25% em 2025

 O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou um novo aumento na taxa Selic, elevando-a para 14,25% ao ano. A decisão foi tomada em reunião realizada em março de 2025 e tem como objetivo conter a inflação diante de um cenário econômico desafiador. O Comitê ainda informou que está previsto um novo aumento de juros a ser decidido na reunião de Maio, porém, em percentual menor.

>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS DE CÁCERES E REGIÃO NA PALMA DA MÃO<<

 Em comunicado oficial, o Banco Central destacou que o cenário externo continua exigindo cautela por parte dos países emergentes e permanece desafiador para a economia global. O Comitê ressaltou ainda que o ambiente internacional segue instável devido à conjuntura econômica dos Estados Unidos, em especial às incertezas relacionadas às políticas comerciais e seus impactos no mercado financeiro global.

 O Banco Central ressaltou que o cenário atual é caracterizado pelo afastamento adicional das expectativas de inflação em relação à meta, projeções inflacionárias elevadas, resiliência da atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Diante desse quadro, o Copom enfatizou que “a conjuntura requer uma postura de política monetária mais contracionista”, o que justifica a manutenção de juros elevado

 A alta da Selic influência no aumento da taxa básica de juros e afeta diretamente a economia e impõe desafios para comerciantes, empresários e empreendedores. Entre os principais impactos estão: aumento dos juros em empréstimos pessoais; maior custo para tomada de crédito por empresas; encarecimento dos financiamentos imobiliários e de veículos; possível agravamento do endividamento familiar, e: risco de desaceleração no crescimento econômico nacional.

 A decisão do Copom reforça a estratégia do Banco Central para conter pressões inflacionárias, mas também levanta preocupações sobre seus impactos no mercado de crédito e na capacidade de consumo das famílias brasileiras.

REFERÊNCIAS

Copom eleva a taxa Selic para 14,25% a.a. – 269ª reunião – março 2025. Banco Central do Brasil. Distrito Federal. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/comunicadoscopom>. ‌ Acesso em: 20 de março de 2025.

Análise: Banco Central eleva juros a 14,25% e prevê nova alta. CNN BRASIL. São Paulo. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/thais-heredia/economia/analise-banco-central-eleva-juros-a-1425-e-preve-nova-alta/

Acesso em: 20 de março de 2025.

Banco Central eleva Selic para 14,25%, maior patamar desde outubro de 2016, e sinaliza nova alta em maio.  O GLOBO. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/financas/noticia/2025/03/19/banco-central-eleva-a-taxa-selic-para-a-1425-ao-ano-maior-patamar-desde-outubro-de-2016.ghtml. Acesso em: 20 de março de 2025.

Por:

Adriane A. Barbosa do Nascimento, advogada, sócia do escritório Simões Santos, Nascimento e Associados. Mestra em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento, registrada no Conselho Regional de Economia 0001/MT. Especialista em Direito Societário, Especialista em Direito do Trabalho, Especialista em Direito Tributário. Estudo premiado em 1º lugar na categoria Artigo Técnico do XXIX Prêmio Brasil de Economia, 2023. Estudo premiado em 3º Lugar na categoria Artigo Temático do XXX Prêmio Brasil de Economia, 2024.

Jackson Wakzemy Rikbakta, Advogado no Escritório Simões Santos, Nascimento & Associados Sociedade de Advocacia, Pós-graduando em Direito do Agronegócio pela ESA/MT e UFMT.

Victor Luiz M. de Almeida, advogado associado no escritório Simões Santos, Nascimento e Associados, Pós-graduado em Direito e Compliance Trabalhista pelo Instituto de Estudos Previdenciários – IEPREV, Pós-graduando em Direito do Agronegócio pela ESA/MT com a UFMT, Juiz Relator do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT.

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: