Cáceres, 22 de fevereiro de 2025 - 10:11

Brasileiros e bolivianos se reúnem em Cáceres para debater problemas relacionados a estudantes de Medicina na Bolívia

Brasileiros-e-bolivianos-se-reúnem-em-Cáceres

 Problemas enfrentados por estudantes brasileiros que cursam medicina em faculdades bolivianas, como cobranças abusivas de taxas e as dificuldades para emissão de vistos e diplomas, devido a burocracia excessiva, serão discutidos por autoridades brasileiras e bolivianas. O encontro ocorre nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Cáceres, com participação de vereadores e representantes da Federação Regional de Maestros Rurales de San Matias – Feremar.

>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS DE CÁCERES E REGIÃO NA PALMA DA MÃO<<

 A reunião pautada pelo presidente da Câmara, vereador Flávio Negação, foi solicitada pela federação considerada “Bastião da Educação” da Província Ángel Sandoval. Entre as autoridades bolivianas, estarão presentes Nelson Nery Alcocer Coca, diretor Departamental de Educação de Santa Cruz; Osvaldo Quiroga Alpiri, secretário de Bienestar Cen Conmerb; Brenda Toro Olivares, diretora Distrital de Educação de San Matias; Osmar Bladimir Lopes, executivo da Feremar.

 E ainda, Samuel Ramos Montero, secretário de Relação Feremar; Rosauro Arteaga Jimenez, secretário do Bienestar Social; Daniel Prado Jaime, secretário de Conflito Feremar; Israel Flores Suarez, secretário de Fazenda; Carla Andrea Carreno Deluque; Juan Velasco Tomicha, diretor U.E San Fernando e Evelin Del Aguila Blanco, diretora I.E Donato Yavari.

Brasileiros-e-bolivianos-se-reúnem-em-Cáceres
Câmara Municipal de Cáceres

 O tema do encontro é considerado extremamente relevante, diante das inúmeras denúncias de estudantes, cujo sonho de ser médico – sem ser aprovados em vestibular no Brasil – encontram nos preços irrisórios e nas vagas ilimitadas das faculdades bolivianas, um caminho fácil para o diploma. Além das reclamações, um dos maiores problemas apontados pelos familiares dos estudantes, após a conclusão do curso, é aprovação no Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras) no país de origem.

 

 Os relatos sobre as dificuldades dos estudantes brasileiros de medicina, nas faculdades bolivianas, em razão do excesso de burocracia, para viabilidade da documentação, são verificados em grande parte do pais. Na própria Câmara de Cáceres, pelo menos, um caso é constatado: o do vereador Domingos dos Santos. Ele diz que o filho formou há, pelo menos, 3 anos, na Bolívia mas que, devido ao excesso de burocracia, não consegue a liberação da documentação para exercer a profissão no Brasil.

 “Há denúncias sobre essas questões. No entanto, o objetivo dessa reunião é encontrar soluções. Cáceres e San Matias são cidades gêmeas. Somos conscientes de que, assim como as autoridades brasileiras, as bolivianas também estão interessadas em um relacionamento saudável e amigável para resolvê-las” afirma Negação.

 As faculdades bolivianas com maior número de estudantes brasileiros são de Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e em menor grau em La Paz, Cobija, Oruro, Potosi e Sucre. Não existe uma estatística exata sobre o número de estudantes brasileiros nessas instituições. O consulado brasileiro, estima 10 mil.

 Fonte: Expressão Notícias

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: