Cáceres, 21 de novembro de 2024 - 05:03

Chuvas na região do Pantanal aceleram o processo de subida dos rios

Chuvas-na-região-do-Pantanal-aceleram-o-processo-de-subida-dos-rios

 Os rios de Mato Grosso estão em processo de recuperação, com aumento nos níveis em diversas localidades, conforme o 46º Boletim de Monitoramento Hidrológico de 2024 da Bacia do Rio Paraguai, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). As recentes chuvas no estado têm contribuído para elevações significativas, ainda que os níveis atuais ainda estejam abaixo das médias históricas.

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 Em Barra do Bugres, o nível do rio subiu 21 cm nos últimos sete dias e atingiu 68 cm na quarta-feira (13.11). Apesar disso, o valor ainda está aquém da mediana histórica para o período, que é de 86 cm. Em Cáceres, o aumento foi ainda mais expressivo, com elevação de 32 cm, o que fez alcançar 153 cm. Porém, o nível está distante da mediana de 215 cm registrada para o mesmo dia em anos anteriores.

Chuvas-na-região-do-Pantanal-aceleram-o-processo-de-subida-dos-rios
Reprodução

 Outros locais também apresentaram variações relevantes. Porto Conceição, por exemplo, registrou uma elevação de 51 cm nos últimos 14 dias, chegando a 257 cm, enquanto a mediana histórica para o período é de 350 cm. Já Cuiabá alcançou 173 cm, um aumento de 23 cm na última semana, mas ainda 79 cm abaixo da mediana para o dia 13 de novembro.

 De acordo com Marcus Suassuna, pesquisador do SGB, a recuperação dos níveis, embora lenta, está em progresso. “O rio está subindo em média 6 cm por dia, mas como na última semana não choveu na região é esperada estabilização dos níveis. Para a próxima semana, há previsão de muita chuva, e isso deve contribuir para novas elevações”, afirmou.

 O boletim destaca ainda que a recuperação dos níveis em Mato Grosso é fundamental para mitigar os efeitos das crises hídricas, especialmente em regiões como a do Pantanal, que enfrenta desafios históricos devido à estiagem prolongada.

 Fonte: ExpressãoNotícias

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: