O Projeto “Mutirão da Limpeza – Alegria de ver a Cidade Limpa”, idealizado pela Autarquia Serviço de Saneamento Ambiental “Águas do Pantanal”, da Prefeitura Municipal de Cáceres, no modelo de coleta seletiva porta-a-porta, retomará as ações que vinham sendo realizadas nos bairros da cidade e que, foram interrompidas em respeito aos vários Decretos editados pela municipalidade, com medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19.
A partir desta quarta-feira (28/04), bairros e distritos receberão os serviços do mutirão seguindo o cronograma pré-estabelecido, dias e horários determinados. Os munícipes devem depositar os materiais recicláveis em frente às suas residências, para que sejam removidos pela equipe do mutirão nos veículos de coleta.
Os Agentes de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância em Saúde), antecipam os trabalhos um dia antes da coleta, visitando as famílias dos bairros, orientando sobre ações de prevenção ao mosquito da dengue e entregando aos moradores uma sacola de cor verde para o acondicionamento dos resíduos menores (papel, papelão, garrafas pet, embalagens plásticas, latinhas etc…).
A ação vai recolher todas as formas de resíduos recicláveis (exceto restos de construção), utilizando da prática de separação de resíduos secos. Já a coleta de resíduos volumosos (móveis, colchão, fogão, geladeira), serão também recolhidos, e, os em condições de uso serão ofertados às famílias de baixa renda. Os demais, serão enviados para o centro de triagem onde a equipe de catadores fará a seleção dando os destinos corretos desses resíduos.
Segundo a Prefeita Eliene, “o projeto piloto realizado no centro da cidade deu certo e mostrou quão importante é este mutirão, pois foi observado uma mudança de hábito e o aumento significativo na prática da separação dos resíduos produzidos por moradores e comerciantes, quando da realização diária da coleta seletiva. Vamos dar continuidade ao Projeto com todas essas ações para que a cidade fique cada vez melhor”, concluiu.
“Este é o objetivo principal do mutirão, orientar para que a cidade tenha 100% de adesão à Coleta Seletiva, o que vai dar sustentabilidade ambiental e prorrogação de vida útil do aterro sanitário”, afirma a Diretora da Autarquia, Maria Aparecida Santos Silva.
É importante ressaltar que tudo deve estar na porta da residência ou em lugar estratégico para sua retirada.
A varrição das vias públicas e capinação, segue a programação dos serviços que já estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística.
Matéria retirada do site da Prefeitura de Cáceres. Clique aqui para ver a matéria.
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.