Depois de passar por escassez de chuvas no segundo semestre de 2023 e ter novos problemas no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) decidiu decretar situação de emergência. O decreto não tem data de validade.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
Segundo informações o nível do Rio Paraguai está abaixo da média para esta época do ano, o que provocou uma redução expressiva da captação de água para abastecimento no sistema de distribuição para atender a população. A situação é mais grave em sete bairros, como o Nova Era, Vitória Régia e Vila Real.
Como medida emergencial para tentar minimizar a situação está proibido “a utilização de água fornecida pelo Município de Cáceres para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, utilização de lava jatos de uso doméstico, até que se restabeleça a normalidade de abastecimento”.
Isso porque se a situação não for revertida, a crise hídrica pode colocar “em risco a saúde pública e precarizando as condições de habitabilidade residencial, instalações comerciais, efeitos nocivos à economia do município e pelo aumento dos focos de queimadas”.
Fonte: J1 Agora
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.