O calendário de datas comemorativas de Mato Grosso pode ficar maior. É que a Assembleia Legislativa deve apreciar em breve um projeto de lei que cria o Dia do Lambadão. Proposto pelo deputado Eduardo Botelho (União), a festividade deve ser celebrada anualmente no dia 10 de setembro.
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
A origem do ritmo remonta à chegada de garimpeiros vindo do Pará nas cidades de Poconé, Rosário Oeste e Várzea Grande. O que hoje chamamos de lambadão, na verdade, é uma mistura da lambada paraense e do rasqueado, que por sua vez tem influência da polca paraguaia.
O maior artista desse gênero musical foi o cantor poconeano Francisco Guia Souza, o Chico Gil, considerado o “Rei do Lambadão”, e responsável por alguns clássicos da música regional, como “Ei, amigo”, ainda hoje regravada por várias bandas da Baixada Cuiabana.
O projeto aguarda o parecer da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, antes de ser apreciado em Plenário. Objetivo é estimular a cultura e fomentar a economia com a geração de empregos e renda, uma vez que diversos eventos são realizados ao som do lambadão, principalmente aos finais de semana.
Fonte: RepórterMT
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.