Cáceres, 27 de novembro de 2024 - 04:38

Ministério da Agricultura declara MT livre de aftosa sem necessidade de vacinação

Ministério da Agricultura declara MT livre de aftosa sem necessidade de vacinação

 O reconhecimento internacional como livre de febre aftosa sem vacinação abre oportunidades para que os produtos pecuários dessas regiões acessem os mercados mais exigentes do mundo.

 Nesta segunda-feira, 25 de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a Portaria nº 665, reconhecendo nacionalmente Mato Grosso (MT) e outros 15 estados, como livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação. A medida proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nessas áreas, além de restringir a movimentação de animais e produtos para regiões onde a vacinação ainda é prática comum.

>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<

 Essa restrição de movimento permanecerá em vigor até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda reconhecimento internacional a todas as unidades da Federação como livres de febre aftosa sem vacinação. A portaria entra em vigor a partir de 2 de maio.

 O processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação para livre sem vacinação está em conformidade com o Plano Estratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), visando tornar o Brasil completamente livre da doença até 2026. Os estados e o Distrito Federal atenderam aos critérios definidos no plano estratégico, alinhado com as diretrizes da OMSA.

Ministério da Agricultura declara MT livre de aftosa sem necessidade de vacinação
Ministério da Agricultura declara MT livre de aftosa sem vacinação (Foto: Governo de Mato Grosso)

 O reconhecimento internacional como livre de febre aftosa sem vacinação abre oportunidades para que os produtos pecuários dessas regiões acessem os mercados mais exigentes do mundo. Atualmente, apenas alguns estados brasileiros possuem esse reconhecimento internacional pela OMSA.

 Em abril, os estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e parte do Amazonas realizarão sua última campanha de imunização contra aftosa. Já para os estados que continuarão com a vacinação, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, as etapas de vacinação em 2024 seguirão nos meses de maio e novembro.

 Fonte: PNB Online

 

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: