“Diarreia, influenza, leptospirose e tétano acidental”, estão entre as doenças que podem ser adquiridas por água contaminada
A Secretaria de Saúde de Cáceres fez um alerta a população sobre o risco de doenças que podem ser adquiridas durante inundações causadas por enchentes. Cartilha publicada nesta quarta-feira (14.02), contém orientações e busca esclarecer para cuidados após intensa chuva registrada no último sábado (10).
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
“Diarreia, influenza, leptospirose e tétano acidental”, estão entre as doenças que podem ser adquiridas por água contaminada, especialmente com esgoto.
Segundo a Secretaria, algumas dessas doenças possuem alto potencial de disseminação com possibilidade de ocorrência de surtos. “Posteriormente devido à transmissão pessoa-pessoa.” Como forma de se proteger, a Saúde Municipal orienta a higienização dos móveis, ambientes e utensílios com hipoclorito de sódio. Veja orientações abaixo.
Ainda nesta quarta (14) a Assembleia Legislativa (AL/MT) autorizou um repasse de R$ 300 mil para auxiliar a Assistência Social de Cáceres na limpeza das residências atingidas. O anúncio foi feito pelo deputado Wilson Santos (PSD) com apoio do presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (União), da deputada Janaina Riva (MDB) e dos deputados, Max Russi (PSB) e Valmir Moretto (Republicanos).
VEJA ORIENTAÇÕES:
– Lave frutas e verduras em água corrente e depois desinfete com água com solução de hipoclorito, sendo uma colher de sopa para cada litro de água.
– Não armazene ou utilize alimentos que tenham tipo contato com a água da enchente.
– Em caso de necessidade de atendimento de saúde, procure a UBS do seu bairro ou o Postão.
– Caso tenha alguma dificuldade ou demanda urgente, acione a DEFESA CIVIL do município: (65) 98426-1380 ou o Corpo de Bombeiros: 193
Reprodução: VGNotícias