O ex-deputado federal Neri Geller (PP) foi nomeado para o cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta sexta-feira (22).
>>Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp e receba notícias de Cáceres e região na palma da mão<<
A nomeação consta no Diário Oficial da União (DOU) que circila hoje. Neri será secretário da pasta comandada pelo ministro Carlos Fávaro (PSD) e que tem também outras figuras de Mato Grosso como o assessor especial Carlos Ernesto Augustin, o Teti (PT), e o secretário-executivo Irajá Rezende de Lacerda (PSD).
Neri Geller comandou anteriormente o Mapa durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A Secretaria de Política Agrícola é responsável, entre outras coisas, pelo Plano Safra, que financia os produtores rurais do país. Para a safra 2023/2024, o Mapa destinou R$ 364 bilhões somente nesse programa.
A nova nomeação acontece na mesma semana em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu a cassação do mandato de deputado federal e a inelegibilidade de Neri. A nomeação foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).
O cargo da Secretaria de Política Agrícola do Mapa estava vago desde o início do ano. Neri chegou a ser anunciado ainda durante a transição para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o secretário, mas a cassação do mandato, que havia sido aplicada pelo TSE semanas antes da eleição de 2022, fizeram a Casa Civil barrar a nomeação à época.
Apesar de não estar oficialmente no cargo, Neri Geller vinha despachando junto ao ministério comandado por Fávaro nesse período. Como revelado pelo Midiajur, ele chegou a ter viagens custeadas pelo Mapa para representar a pasta em eventos em Cuiabá, Rondonópolis e Campinas (SP).
Reprodução: MidiaJur
Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região.