Cáceres, 24 de dezembro de 2024 - 08:54

Ministério da Saúde investiga perda de 320 doses de vacina contra covid em MT

 A Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), ligada ao Ministério da Saúde, informou nesta segunda-feira (15) que está apurando um caso de suposta má conservação de 320 doses de vacinas contra a covid-19 enviadas ao DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Xingu.

 Investigações iniciais indicam que houve “variação na temperatura” do armazenamento, o que pode levar ao descarte dos imunizantes.

 O material já foi enviado ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), onde será avaliado. Segundo o secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, as responsabilidades já estão sendo apuradas junto ao Ministério Público.

 Silva também garantiu que, se for confirmado o descarte das doses, “ainda assim não faltarão vacinas”, uma vez que o plano nacional de vacinação contra o coronavírus já prevê uma perda operacional de 5%.

Ministério da Saúde garantiu, porém, que não faltarão vacinas aos indígenas caso as doses sejam descartadas

 Em Mato Grosso, cerca de 30 mil indígenas acima de 18 anos receberão as duas doses da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso. Até o momento, 21.702 indígenas já foram vacinados.

 Os dados de doses aplicadas e coberturas vacinais da população indígena das aldeias estão sendo disponibilizados no Portal da Saúde Indígena. Como nas áreas mais remotas não há sinal de celular ou acesso à internet, ainda há dificuldade de registro imediato na inserção das doses no sistema do PNI.

 Matéria retirada do site Repórter MT. Clique aqui para ver a matéria.

 Fique ligado no Cáceres News para todas as informações do dia-a-dia de Cáceres e Região

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Recentes: